MAPEAMENTO DE TERRITÓRIOS COMO AS MARCAS PODEM SE RELACIONAR COM SEUS PÚBLICOS

Nancy Aparecida da SILVA, Rafael Guem MURAKAMI, Bruno Andrade COSTA

Resumo


Este estudo, propôs a estruturação sistemática de territórios temáticos para a atuação de marcas como base para planejamentos de comunicação em redes sociais e plataformas digitais. A pesquisa realizada considerou a importância da compreensão dos comportamentos das audiências para identificação dos códigos culturais, sua evolução no ambiente online por meio de mecanismos de monitoramento e captura de dados e a problematização sobre como as marcas, por meio da produção de conteúdo de relevância social, tornaram-se atores públicos que podem e devem contribuir para o desenvolvimento da sociedade em um cenário de capitalismo tardio e desgaste do tecido social em um horizonte de baixa aderência de discursos institucionais por parte das novas gerações. O trabalho teve como ponto de chegada a promoção de jornadas de conteúdo mais fluidas, engajadoras, não interruptivas para seus consumidores e sinérgicas com objetivos de comunicação e negócios. Buscou-se, ainda, trazer de forma prática critérios de estruturação de estratégias e desenvolvimento de matrizes de conteúdo capazes de relacionar-se com os valores de marca, temas de afinidade dos públicos de interesse e seus territórios inspiracionais para a produção de conteúdo pautados na análise de comportamentos em cenários cada vez mais competitivos. 

Palavras-chave: Conteúdo digital. Estratégia de conteúdo. Planejamento de comunicação. Redes sociais. Ecossistema de conteúdo.


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Referências


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