ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO MENSTRUAL NAS ACADÊMICAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Ana Vitória Martins de ALMEIDA, Letícia Helena Teixeira MARIN, Paulo Roberto Ferreira MORAIS, Adriana Keila DIAS, Reobbe Aguiar PEREIRA

Resumo


A educação menstrual é de extrema relevância para vida saudável de uma mulher, sendo que a maioria não recebe tais ensinamentos em casa, ou nos ambientes de ensino e acabam por vivenciar o início e o processo de forma nada agradável. O estudo possui como objetivo em abordar a importância que a educação menstrual tem e a sua influência no empoderamento das mulheres. É uma pesquisa de campo de caráter qualiquantitavivo e exploratório-descritivo, realizada com as acadêmicas do Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí (IESC/FAG). A amostra da pesquisa foi composta por n= 169 acadêmicas da instituição de ensino superior particular, das quais n= 104 relataram ter vergonha em falar que estar menstruada, e n= 69 responderam que nunca receberam nenhuma orientação sobre o processo, evidenciando assim a falta de informação fornecida a estas mulheres perante o início de seu período menstrual. Apesar de ser uma problemática que acompanha a sociedade desde a antiguidade, vemos que a desinformação sobre a menstruarão ainda está bem presente no século atual e que é necessária a elaboração de políticas públicas que ajudem a mitigar tal conjuntura.

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