ENXADA, CADERNO E SUOR: APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DOS MONITORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS CAMPONESES PELO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM GOIÁS NA DÉCADA DE 1960
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, Luzia Borges: BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. A aplicabilidade do método de Paulo Freire em Goiás: análise do material didático Benedito e Jovelina do Movimento de Educação de Base (MEB) - 1960. Revista Científica Facmais, Volume V, Número 1, ano 2016/ 1º semestre.
BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. Movimento de Educação de Base (MEB): um modelo inovador de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Itauçu (1960). Revista Científica Facmais. Vol. IX, N. 2. jul. 2017. Disponível em:https://revistacientifica.facmais.com.br. Acesso em 23 jul. 2023.
BORGES, Elisabeth Maria de Fátima; SILVA, Leusa Alves de. A teoria de Paulo Freire na formação de professores no MEB-GO. In: FREITAS, Marlene Barbosa Freitas; OLIVEIRA, Daniel Júnior; FREITAS, Carla Conti (Orgs). Formação de Professores - Possibilidades e demandas. Goiânia: Scotti, 2020, p. 153-172.
BORGES, Elisabeth Maria de. Itauçu: sonhos, utopias e frustrações no movimento Camponês. Goiânia: UFG, 2005 (Dissertação de Mestrado em História).
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: UNESP: 2005.
CASTRO, Ruth Cavalcante. MEB: uma estratégia de comunicação com o homem do campo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1992.
FÁVERO, Osmar. MEB – Movimento de Educação de Base: primeiros tempos: 1961-1966. Texto apresentado no V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado em Évora, Portugal, de 5 a 8 de abril de 2004. Disponível em:http://forumeja.org.br/files/meb_historico.pdf. Acesso em: 05 ago 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281