TEA: A PSICOMOTRICIDADE COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Gabrielly Evangelina BEZERRA, Krísler Lira XAVIER, Zilma Cardoso Barros SOARES

Resumo


No atual cenário educacional brasileiro, a matrícula de discentes com TEA em contextos regulares de ensino tem crescido consideravelmente, e o país que possui paradigmas de educação inclusiva garante o acesso, a permanência e a integração dos alunos com esse diagnóstico nas instituições de ensino regular. Esse cenário tem feito os docentes se reinventarem quanto as metodologias a serem aplicadas, para que atenda a necessidade de todos os alunos. O presente estudo visou evidenciar as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. O método aplicado neste artigo é a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Assim, mediante análise de literatura, foi possível compreender a etiologia, características e a ressignificação de Autismo e Psicomotricidade através do tempo e como a Psicomotricidade contribui para o desenvolvimento da criança autista, além dos desafios enfrentados pelos docentes no que se relaciona a aplicação do método e possíveis soluções. Através dos resultados e discussões foi evidenciado que a psicomotricidade é estimulante para a criança com o Transtorno do Espectro Autista e para os demais alunos, sendo uma metodologia capaz de despertar o interesse do discente e trabalhar todas as áreas prejudicas pela TEA, garantindo sua participação na aula e interação social. Os resultados também demonstram a necessidade de mais formações continuadas no que se refere a psicomotricidade como ferramenta pedagógica, bem como ambientes adaptados com disponibilidade de recursos.

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Referências


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