PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE ACERCA DO PRÉ-NATAL E TRATAMENTO DE SÍFILIS NA PARCERIA SEXUAL

Juscilene Brito PASSARINO, Maria Gabryella Gomes OLIVEIRA, Adriana Keila DIAS, Glaucya Wanderley Santos MARKUS, Giullia Bianca Ferraciolli do COUTO

Resumo


A sífilis consiste em uma Infecção Sexualmente Transmissível causada ela bactéria Treponema Pallidum, que possui transmissão sexual e vertical. Assim, o presente artigo tem como objetivo descrever a percepção de enfermeiros e médicos atuantes da atenção básica em relação aos fatores que interferem na assistência do pré-natal e na adesão ao tratamento de sífilis na parceria sexual da gestante. O presente estudo tratase de uma pesquisa descritiva com análise qualiquantitativa. A pesquisa realizada nas unidades básicas de saúdes na região cerrado Araguaia, teve um total de 17 participantes. Entre os entrevistados 71% são de sexo feminino e, 29% do sexo masculino, com idade predominante na faixa etária entre 30 a 40 anos de idade, representando 58% dos participantes. Em relação a profissão 71% são enfermeiros(as) e 29% médicos(as), (65%) afirmam que na UBS onde atuam o prénatal do parceiro é realizado, 44% relatam que a principal dificuldade evidenciada no momento de tratar a parceria reagente para sífilis se deve ao não comparecimento do mesmo para o tratamento. Conforme os profissionais entrevistados conclui-se que o principal desafio no tratamento à parceria reagente deve-se ao não comparecimento do mesmo para o tratamento assim como o índice de desistência no mesmo é alto desse modo gerando o risco de reinfecção à gestante.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Michelle Andiara de Medeiros et al. Linha de cuidados para gestantes com sífilis baseada na visão de enfermeiros. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e41194, 2019. Acesso em: 22 de agosto de 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45396.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. [acesso em 13 abr 2019]. Disponível em: http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/guia_prenataldoparceiro_1.pdf.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de vigilância a saúde, Departamento de doenças de condições crônicas e infecções IST. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Brasília, DF; 2015. p. 1–250. Acesso em: 22 de agosto de 2022. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2022/protocolo-clinico-ediretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com infeccoes.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita. Brasília, 2006. Acesso em: 18 de agosto de 2022. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_sifilis_bolso.pdf.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para prevenção da transmissão vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. 2 edição . ed. rev. e atual. Brasília-DF: Ministério da saúde, 228 p. v. 2º. ISBN 978-65-5993-234-4Ministério da saúde, 2022. Disponível em:file:///C:/Users/Gabriela/Downloads/pcdt_tv_internet_13.06.22.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação Nacional de Saúde do Homem. Guia do PréNatal do Parceiro para Profissionais de Saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2016 55 p.: il. Acesso em: 28 de julho de 2022. Disponível em https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/guia-do-pre-natal-do-parceiropara-profissionais-de-saude/.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis do HIV/AIDS e das HV. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais. Brasília, DF; 2017. p. 248. Acesso em: 22 de agosto de 2022. Disponível em:http://www.aids.gov.br/ptbr/pub/2022/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-datransmissao-vertical-de-hiv.

DE OLIVEIRA, Dayanne Rakelly; DE FIGUEIREDO, Mayanne Santana Nóbrega. Abordagem conceitual sobre a sífilis na gestação e o tratamento de parceiros sexuais. Enfermagem em Foco, v. 2, n. 2, p. 108-111, 2011. Acesso em 24 de agosto de 2022. Disponível em:http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/106.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281