A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO JURI POPULAR E NAS SENTENÇAS JUDICIAIS

Keven Almeida RAMOS, Ricardo REZENDE

Resumo


O presente estudo aborda a influência da mídia nos vereditos do Tribunal do Júri e nas sentenças. O processo do Júri frequentemente lida com questões controversas, especialmente em casos de crimes intencionais contra a vida, que tendem a receber muita atenção da sociedade devido à sua natureza violenta. No entanto, quando a mídia se envolve de maneira excessiva nesse processo, pode causar interferências indesejadas que complicam o trabalho dos jurados. Isso ocorre porque os jurados devem tomar decisões imparciais com base nas evidências apresentadas pelas partes durante o julgamento e guiadas por sua própria convicção. Para atingir esse objetivo, o estudo explora o Tribunal do Júri e suas sentenças, bem como examina suas raízes históricas, sua autoridade e composição, além dos princípios gerais e específicos que o norteiam. O foco está particularmente nos princípios da imparcialidade e da presunção de inocência, investigando como esses princípios são impactados pelo trabalho jornalístico. O método de pesquisa empregado envolveu análise de documentos, literatura, estatísticas, entre outros.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Fernanda Carolina de. A Teoria Criminológica do Labelling Approach e as Medidas Socioeducativas. 2010. 251 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Direito, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

ANJOS, Júlia Morais Roriz dos. A influência da Mídia nos Julgamentos dos Crimes Dolosos Contra a Vida Sob a Luz da Criminologia Midiática. 2016. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais - Fajs, Brasília, 2016.

BERTONCINI, Ana Paula Prado; LIMA, João Paulo Alves de. A Criminalidade Midiática como Forma de Aumento da Criminalidade Secundária na Contramão da Teoria do Labelling Approach Recepcionada pela Alteração Ocorrida em 1984 no Código Penal.

In: Congresso Brasileiro da Sociedade da Informação, 7., 2014, São Paulo. Anais. São Paulo, 2014.

CAPEZ, Fernando. Procedimento de competência do Júri popular. In: ____. Curso de Processo Penal. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

COELHO, Sérgio Reis. Da Ideologia da Defesa Social ao Movimento de Reação Social: Analisando o Labelling Approach. 2007. 21 f. Monografia (Especialização) -Curso de Direito, Universidade Federal do Parana DEL2848compilado (planalto.gov.br) acesso em 14 de fevereiro de 2023.

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal: Volume Único. 5. ed. Salvador: Juspodivm, 2017.

VIEIRA, Ana Lúcia Menezes. Processo Penal e Mídia. São Paulo: Revista dos Tribunais,2003.

SEEGER, Luana; SILVA, Elenise Andrade da. O Tribunal do Júri e o Poder de Influência da Mídia Contemporânea nos casos de crimes de Homicídio: Reflexões para pensar Políticas Públicas de Garantias de Imparcialidade dos Jurados. In: 13º Seminário Internacional, 2016, Santa Cruz do Sul. Anais. Santa Cruz do Sul: Unis, 2016. p. 121.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281