A INFLUÊNCIA DOS CUIDADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA FREUDIANA

Lívian Mota SOUSA, Ruy Tadeu Costa RIBEIRO

Resumo


O cuidado com a criança dentro do ambiente educacional, representa um fator diferencial notável no seu processo de desenvolvimento cognitivo. De modo geral, se observa que ao ter contato com um ambiente familiar e educacional no qual há a preocupação em fazer com que o desenvolvimento da criança ocorra de forma integrada e coerente com as suas necessidades, o que se tem como resposta é uma adequação comportamental por parte da criança, que corresponde a um desenvolvimento sadio, equilibrado dentro daquilo que se tem estipulado como normal. Compreendendo então a importância do cuidado e da presença do cuidador no decorrer da educação infantil, o presente artigo apresenta em seu decorrer uma revisão integrativa de literatura que contempla a temática: A Influência dos Cuidadores na Educação Infantil: uma Análise a Partir da Teoria Freudiana. Seu objetivo geral consiste em analisar a partir da teoria apresentada por Sigmund Freud, de que modo o cuidado e a participação familiar com o a educação formação da criança pode impactar o desenvolvimento cognitivo desta ao longo de toda a sua vida escolar. Seus objetivos específicos procuram inicialmente, contextualizar o cenário no qual está inserida a escola moderna, seguidamente, analisa-se a teoria freudiana e o modo como ela se aplica na escola, por fim, apresenta-se uma análise teórica sobre a importância do cuidador na educação infantil e então apresenta-se as considerações finais sobre o tema proposto, ratificando o entendimento e o conhecimento adquiridos ao longo de todo o seu desenvolvimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Mário Rodrigues de. Educação de qualidade. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, n. 23, p. 115-126, nov. 2012.

AMARO, Sarita. Lugar de aluno é na universidade: o papel de cada um. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

BAKHTIN, André Jean. Cidadania e direito à educação. Disponível em

www.direitonet.com.br. 2000.

BORGES, Maria Luiza Soares Ferreira. Função Materna e função paterna, suas vivências na atualidade. Orientadora: Maria Inês Baccarin. Dissertação - Pósgraduação e Psicologia. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2005.

BRUNO, Ana. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Medi@ções – Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. v. 2, n. 2, p.10-25, 2014. Disponível em: .

Acesso em: 07 jun. 2023.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 3. ed. Portugal: Porto, 2012.

FIGUEIRA, Paulo. Educação para Todos. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

FRANKEL: V.E. Sobre o cuidado com crianças. Tradução de Gilmar Schneider. Petrópolis Rio de Janeiro. Editora vozes. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281