DESAFIOS DOS DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA NA SALA REGULAR

Dayane Conceição do NASCIMENTO, Vanessa de Sousa LEITÃO, Zilma Cardoso Barros SOARES

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta diversas áreas do desenvolvimento e do funcionamento de um indivíduo. Os alunos com TEA frequentemente enfrentam desafios específicos na sala de aula regular, pois suas habilidades sociais, de comunicação e comportamentais podem diferir das de seus colegas não autistas. A pesquisa teve por objetivo geral, promover uma reflexão acerca das concepções históricas que têm influenciado o processo de inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Além de, apresentar o percurso histórico do processo de inclusão social dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); apontar as características do transtorno do espectro autista (TEA); e descrever a participação da família e do professor nesse processo de inclusão escolar. O tipo de pesquisa realizada foi uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos. O método de revisão bibliográfica do estudo incide no procedimento de investigação como pesquisa qualitativa e descritiva. Como critérios de inclusão, foram inseridos materiais que condiziam com a temática da pesquisa, escritos nos idiomas português, escritos na íntegra, sem duplicação e publicados na última década.

Texto completo:

PDF

Referências


BIANCHI. R. C. Educação do autista no ensino regular: um desafio à prática pedagógica. Revista Cientifica da Fundação Educacional de Ituverava, São Paulo, nº. 2 outubros de 2014.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: acesso em: 21 de julho de 2023.

BRITO, E. R. A inclusão do autista na Educação infantil: um estudo de caso em uma préescola e em uma escola pública no município de Sinop – Mato Grosso. Revista Eventos Pedagógicos, v.6, n.2, ed.15, p. 82-91, 2015.

LEMOS, Emellyne Lima., et al. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, São Paulo, v. 20, n.1, p.117-130, jan./mar. 2014.

LOPEZ, J. C. A formação de professores para a inclusão escolar de estudantes autistas: contribuições psicopedagógicas. 2011. Trabalho final do curso (Especialização em psicopedagogia clínica e institucional) - Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento –

PED, Brasília, 2011.

MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA. Brasília: CORDE, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281