CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS E A GARANTIA DE SEUS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DA ISONOMIA E DA IGUALDADE

Marianny Diniz PEREIRA, Ricardo Ferreira de REZENDE

Resumo


O presente trabalho surge de um contexto onde a sociedade por muito tempo discriminou e tratou de forma diferente os portadores de necessidades especiais, inclusive as crianças e adolescentes. Estes eram mantidos em instituições assistencialistas, ou dentro dos lares, sem acesso aos ambientes escolares e de capacitação e desenvolvimento profissional. Com o passar das últimas décadas, muito se evoluiu em termos de legislação coerente com os direitos humanos fundamentais, e com isso várias políticas públicas foram implementadas com o intuito de aumentar a participação das crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais nos ambientes escolares regulares comuns, e assim contribuir para a garantia dos direitos e da igualdade para este público. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a evolução das iniciativas e projetos ocorridos no Brasil nas últimas décadas, a fim de analisar a importância dos mesmos para a garantia dos direitos da juventude portadora de necessidades especiais. Como resultado desta pesquisa, notou-se que foram criados e implementados diversos projetos, principalmente oriundos de iniciativas públicas do Ministério da Educação no Brasil, e que englobaram diferentes aspectos desde infraestrutura escolar, formação de professores, cursos para necessidades especiais específicas, e programas de inclusão, que contribuíram para a redução das barreiras do preconceito e da discriminação presentes na sociedade, ao se tratar das questões relativas aos portadores de necessidades especiais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, R. Constitucionalismo discursivo. Tradução Luís Afonso Keck. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

ARANTES, E. M. M. Direitos da criança e do adolescente: um debate necessário. Psic. Clin., v. 24, n. 1, p. 45-56, 2012.

BARBIANI, R. Violação dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil: interfaces com a política de saúde. Revista Saúde Debate, v. 40, n. 109, p. 200-211, 2016.

BARBOSA-FOHRMANN, A. P.; LANES, R. B. O direito à educação inclusiva das crianças portadoras de deficiência. Revista Espaço Jurídico, Joaçaba, v. 12, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em:

. Acesso em: 08/01/2021.

BARBOSA, A. F. M.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, maio/ago. /2003. Disponível em: . Acesso em: 08/01/2021.

CONANDA. Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília, DF: CONANDA, 2006. Disponível em: . Acesso em 08/01/2021.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. 1988. Disponível em:

. Acesso em: 08/01/2021.

BRASIL. Declaração Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.Disponível em Acesso

em: 08/01/2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281