A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE PRISIONAL NA SAÚDE MENTAL DOS POLICIAIS PENAIS

Romenia Aquino SILVA, Anderson Rocha ALENCAR

Resumo


O ambiente prisional é composto por vários fatores, incluindo a arquitetura das instalações, a dinâmica das relações entre os reeducandos e funcionários, e a quantidade e qualidade dos recursos disponíveis. Trabalhadores nesse ambiente enfrentam desafios que podem afetar sua saúde mental, incluindo riscos físicos e psicológicos, além do estresse e opressão no ambiente prisional. Neste estudo analisamos como esses fatores contribuem para o surgimento de diversas patologias e impactos negativos na saúde mental dos trabalhadores prisionais, incluindo estresse, depressão, insônia, síndrome de burnout, esgotamento emocional e muitas vezes despersonalização. A revisão bibliográfica foi o modelo de metodologia escolhido, qualitativa e narrativa utilizando Scielo e Google Acadêmico para a pesquisa de dados. E diante disso, foi possível perceber que os profissionais do ambiente prisional enfrentam dificuldades para lidar com a exposição prolongada e intensa nesses ambientes, o que isso leva a redução significativa no desempenho no trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Deisiane Rodrigues; ARAÚJO, Marley Rosana Melo de. Precarização do trabalho e prevalência de transtornos mentais em agentes penitenciários do estado de Sergipe. Revista Psicologia e Saúde, 2018.

BARBOSA, Mayara Lima et al. Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de saúde no sistema prisional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 1293-1302, 2018.

BEZERRA, Claudia de Magalhães et al. Fatores associados ao.sofrimento psíquico de agentes penitenciários do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 46, 2021.

BEZERRA, Cláudia de Magalhães; ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patricia. Sofrimento psíquico e estresse no trabalho de agentes penitenciários: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde.Coletiva, v. 21, p. 2135-2146, 2016.

JASKOWIAK, Caroline Raquele; FONTANA, Rosane Teresinha. O trabalho no cárcere: reflexões acerca da saúde do agente penitenciário. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, p. 235-243, 2015.

JESUS, Sara Rodrigues de; FELIPPE, Andreia Monteiro; SILVA, Yury Vasconcellos da. Vulnerabilidade ao estresse entre agentes de segurança penitenciários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 41, 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. Saraiva, 2002.

LIMA, Ana Izabel Oliveira. Trabalho e saúde mental: o caso dos agentes do sistema prisional no Rio Grande do Norte. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281