A NOÇÃO DE APRENDIZAGEM SOCIAL EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DO ABUSADO AO ABUSADOR

Bianca Granjeiro MACHADO, Lucas Delfino ARAÚJO

Resumo


Esta pesquisa explora a relação entre a aprendizagem social e o comportamento sexual abusivo, com foco na transição do abusado para o abusador. A análise do comportamento, baseada em teorias como a aprendizagem social de Bandura, fornece uma perspectiva valiosa para entender esse fenômeno complexo. Objetivo: investigar os motivos que podem levar uma vítima de abuso sexual a se tornar um agressor sexual, examinando as contingências de reforço que moldam esse comportamento. Também abordamos as emoções envolvidas no abuso sexual, que podem influenciar sua perpetuação. Método: a pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, abrangendo estudos nacionais e internacionais entre 1986 e 2019, e envolveu a análise de obras relacionadas a aprendizagem social, abuso sexual e análise do comportamento. Conclusão: espera-se que este estudo contribua para o avanço do conhecimento sobre a aprendizagem social em análise do comportamento e ajude a desenvolver estratégias de prevenção e tratamento mais eficazes para o comportamento abusivo sexual.

Palavras-chave: Abuso sexual. Aprendizagem Sexual. Eventos traumáticos. Infância. Aspectos psicológicos de abusadores.


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