CRIME DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA: DEFINIÇÕES POSICIONAMENTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENCIAIS

Marcio Adriano Cabral de SOUZA

Resumo


O trabalho que agora se inicia tem como tema o crime de associação criminosa – definições, posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais. Em seu bojo serão descritos aspectos doutrinários e conceituais sobre esta temática e evidenciaremos também a sua influência dentro da comunidade como um todo. Trata-se de um trabalho que se configura como sendo uma revisão de literatura e em seu decorrer organiza-se sob o método dedutivo de composição, posicionando-se conforme o entendimento doutrinário ou legal, anteriormente apresentado. Assim, cabe dizer que o trabalho divide-se em seis partes, sendo que cada uma delas pode ser vista como uma parte essencial para o desenvolvimento do mesmo uma vez que a sua divisão é estratégica e contempla os pontos mais importantes para a compreensão do tema em discussão. Deste modo, primeiramente, o aborda os aspectos históricos referentes ao assunto e, por conseguinte faz com que a sua discussão oriente-se ao combate e às ações da força policial em relação ao crime organizado. Já nas considerações finais, são apresentados os entendimentos aqui adquiridos e evidenciada a necessidade de abordagem deste tema como sendo algo essencial à formação acadêmica. Oportunamente, ressalta-se o fato de que este é um assunto que carece de mais debate, uma vez que, a única forma eficaz de se combater algo, é atuando e fazendo com que sua forma de atuação seja conhecida por todos. Segue então o trabalho que tem o crime de associação criminosa – definições, posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais como seu objeto de estudo.

Palavras Chave: Crime Organizado. Organização Criminosa. Combate.


Texto completo:

PDF

Referências


BALTAZAR JUNIOR, José Paulo. Crimes Federais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

BALTAZAR JUNIOR, José Paulo. O controle das organizações criminosas em conflito com os direitos fundamentais dos investigados e acusados. Tese de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 2014.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial. 3. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 4.

BRASIL. Decreto nº. 5.015, de 12 de março de 2004. Promulga a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 mar. 2004. Disponível em

.

BRASIL. Decreto-Lei nº. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 dez. 1940. Disponível em

.

BRASIL. Lei nº. 10.217/01, de 11 de abril de 2001. Altera os arts. 1º e 2º da Lei no 9.034, de 3 de maio de 1995, que dispõe sobre a utilização de meios operacionais para a prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas.

BRASIL. Lei nº. 9.034, de 3 de maio de 1995. Dispõe sobre a utilização de meios operacionais para a prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mai. 1995. Disponível em

.

CARVALHO, Salo de. A política criminal de drogas no Brasil: do discurso oficial às razões de descriminalização. Rio de Janeiro: Luam, 2013.

CERVINI, Raúl; GOMES, Luiz Flávio. Crime organizado: enfoques criminológico, jurídico (Lei 9.034/95) e político-criminal. 2. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281