A PRODUÇÃO DE PÓLEN APÍCOLA: IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA E ASPECTOS DA CADEIA PRODUTIVA

Lucas Moura de BRITO, Felipe de Lima ROSA, Nelby Souza PEREIRA

Resumo


O trabalho tem por objetivo explorar a importância econômica do pólen apícola, assim como o processo de produção deste produto na apicultura. Para a realização do estudo, utilizou-se o método bibliográfico qualitativo, mediante pesquisa descritiva. O presente estudo, aborda a importância da diversificação na agricultura familiar, com destaque para a apicultura como uma atividade relevante para o crescimento econômico no Brasil. Em 2019, a China liderou a produção mundial de mel, seguida pela Turquia, Argentina e Irã. O Brasil, embora seja um exportador de mel de alta qualidade, ocupou a décima primeira posição na produção global. Além do mel, a apicultura gera produtos como geleia real, própolis, cera, apitoxina e pólen. O pólen apícola tem ganhado destaque no Brasil, devido a condições propícias para sua produção. Tanto no mercado interno quanto externo, o pólen é bastante procurado devido ao seu valor lucrativo em comparação com o mel, além de ser essencial para a alimentação das abelhas, sendo uma fonte rica em nutrientes.

Palavras-chaves: Criação de abelhas. Produção de pólen. Agricultura familiar.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Edésio da Silva. Produção de pólen apícola e sua avaliação nutricional, em Araguaína-TO. 2022.

BARTH, O.M. Melissopalynology in Brazil: a review of pollen analysis of honeys, propolis and pollen loads of bees. ScientiaAgricola, v. 61, n. 3, p. 342-350, 2004.

BARRETO, L.M.R.C. et al. Produção de pólen no Brasil. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, p. 99, 2006.

BARRETO, L.M.R.C. et al. Qualidade físico-química do pólen apícola produzido no Vale do Paraíba-SP. Revista Biociências, Taubaté, v.18, n.spe, p.64-70, dez. 2012.

BRASIL. Ministério de Agricultura e do Abastecimento. Instrução Normativa n.3, de 19 de janeiro de 2001. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Pólen Apícola. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 de jan. 2001, Seção 16-I, 18-23.

COSTA, Cleiton Cerqueira. A arte de criar abelhas: uma análise da cadeia produtiva da apicultura. 2021.

DE OLIVEIRA, Juliana Lima. Avaliação de sistema de coletores artificiais de pólen em colmeias de apis mellifera na região central do Tocantins: relato de caso. 2020.

DERP, EPAGRI. Produção e processamento de pólen apícola. Boletim Didático, p. 28-28, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281