A VIDA PRIVADA DAS PESSOAS PÚBLICAS NA ERA DA INTERNET: O SOBREPONTO ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DIREITO À PRIVACIDADE

Maria Alice Ferreira da SILVA, Izabella dos Santos MARIANO, Jônatas Junior Monteiro dos REIS, Ítalo Danyel Amorim Gonçalves dos SANTOS

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a aplicação da garantia constitucional do direito à vida privada, em relação às pessoas públicas, já que a conjuntura atual é de uma sociedade que supervaloriza o direito à liberdade de expressão em seu detrimento. Para tanto, o referencial teórico ocupou-se em analisar os limites estabelecidos à atuação de cada um desses direitos fundamentais e como poderiam encontrar harmonia quando as suas aplicações se chocam. Além disso, a pesquisa perpassa pela evolução histórica de quando surgiu a necessidade do ser humano em manter-se longe dos olhos de outrem, analisando um contexto social desde a modernidade até os tempos atuais, desembocando nos mecanismos criados para a defesa desse direito e em que medida a sua aplicação tem sido efetiva nesta era em que predomina a tecnologia, o imediatismo das informações e o sensacionalismo delas. Assim, a pesquisa embasou-se no método bibliográfico e qualitativo, ponderando o que dizem a legislação, a doutrina e os fenômenos sociais do comportamento humano.

Palavras-chave: Pessoas Públicas. Direito à Vida Privada. Era da internet. Eficácia dos Mecanismos Jurídicos. Liberdade de Expressão.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRINO, Vicente Paulo Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. 14. ed. São Paulo: Editora Método, 2015.

ANDRADE, Bianca da Silva. Minha Gravidez e as Redes Sociais: Mãe na Real. Youtube, 30 de agosto de 2021. Disponível em: https://youtu.be/5itX9UMSMaY?si=4v5wQSWb7-XsitP.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 1. ed. São Paulo: Juspodivm, 2023.

BRASIL. Código Civil. 1. ed. São Paulo: Juspodivm, 2023.

CASTANHO, Klara. Texto do Instagram. São Paulo, 25 de junho de 022. Instagram: @klarafgcastanho. Disponível

https://www.instagram.com/p/CfPvGDkuii1/?gshid=MzRlODBiNWFlZA:

FARIAS, Edilsom Pereira de. Colisão de Direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e informação. Porto Alegre: Ed. Sergio Antonio Fabris, 1996.

FILHO, Ilton Norberto Robi. Direito, Intimidade e vida privada: uma perspectiva histórico-política para uma delimitação contemporânea. Revista Eletrônica do CEJUR, Curitiba, PR, v. 1, n. 1, ago/dez., 2006.

MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonel. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

MOREIRA, Juliana de Oliveira. A intimidade e a vida privada das pessoas públicas. Universitas Jus, Brasília, DF, n. 16, jan/jul., 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281