MARKETING DIGITAL NA ODONTOLOGIA: REALIDADE E DESAFIOS

Nágilla Maciel Neres SALAZAR, Marcos Vinicius SOUSA, Túlio Silva ROSA, Emmanuel Felipe Silva LIMA, Ana Lúcia Roselino RIBEIRO

Resumo


O marketing na Odontologia é essencial para o sucesso dos cirurgiões-dentistas (CDs) e a divulgação de seus serviços. No entanto, é importante seguir normas e diretrizes ao direcionar o conteúdo para o público-alvo. Neste trabalho, através de uma revisão bibliográfica, exploramos como o marketing odontológico pode ajudar os CDs a se destacarem no mercado, considerando as vantagens do investimento nessa área. Foram pesquisadas as bases de dados Lilacs, SciELO e o Google Acadêmico, utilizando os descritores "Marketing", "Marketing Odontológico" e "Conselho Federal de Odontologia". A análise dos trabalhos publicados entre 2012 e 2022 revelou os desafios enfrentados pelos CDs na aplicação de estratégias de marketing, especialmente para construir uma imagem profissional nas redes sociais. É importante que o público-alvo encontre facilmente os procedimentos de seu interesse, associados a uma conduta profissional adequada nas redes sociais. Observou-se que as falhas nesse sentido estão relacionadas à falta de ensino adequado sobre deontologia e conhecimento legal nas faculdades, bem como à falta de interesse dos CDs em buscar orientações sobre publicações corretas nas redes sociais, ultrapassando os limites estabelecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pelo Conselho Ético de Odontologia (CEO). Portanto, é necessário que as faculdades revisem seus currículos e métodos de ensino, incluindo uma abordagem prática ao marketing, além de desenvolver programas de avaliação de perfis profissionais para corrigir erros comuns.

Palavras-Chave: Marketing Digital. Odontologia. CFO. CEO. Instagram.


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