ALIENAÇÃO PARENTAL SOB A PROTEÇÃO JURÍDICA

Lídia Aline Aguiar Ribeiro OLIVEIRA, Ageu Moura da SILVA, Ageu Moura da SILVA

Resumo


A presente pesquisa tem como objeto analisar o conceito de Alienação Parental e suas consequências jurídicas, estudar o direito de família no intuito de acompanhar as transformações das relações conjugais e familiares em situações de litígios, como a separação e o divórcio, onde encontra-se agregado a este conturbado ambiente a decisão quanto à guarda dos filhos. Assim, tem como objetivo principal realizar uma análise das balizas dentro do núcleo familiar, bem como delimitar acerca das medidas judiciais cabíveis, previstas em leis específicas, conjuntamente com a guarda compartilhada, e como o entendimento da guarda compartilhada tornou-se a regra na legislação brasileira tendo em vista seus benefícios e o melhor interesse do menor. assim foi criada a Lei nº 12.318/2010 que dispõe sobre a alienação parental que veio para esclarecer aos genitores e operadores do direito seu conceito, exemplos de ações que caracterizam os atos de alienação parental, seu procedimento perante o Poder Judiciário, suas sanções entre outras disposições para resolver um problema que existe há anos, porém só recentemente surgiu a lei a respeito do presente tema. Destarte, a pesquisa, retratou de forma vertiginosa, o instituto das famílias, bem como as suas evoluções, identificando as consequências da participação da sociedade civil diante da Alienação Parental, bem como levantando posicionamentos jurídicos e doutrinários acerca da temática.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 11 mar. 2023.

BRASIL, ALIENAÇÃO PARENTAL: GUARDA COMPARTILHADA,

https://revistas.brazcubas.br/index.php/revdubc/article/view/279/429, Revista do Curso de Direito da Universidade Braz Cubas V1 N2: Junho de 2017, acesso: 01 de outubro de2023.

BRASIL, jusbrasil, ALIENAÇÃO PARENTAL ORIGEM E CONCEITOS, disponivél em https://www.jusbrasil.com.br/artigos/alienacao-parental-origem-econceito/328117144, acesso: 29 setembro de2023.

BRASIL, jusbrasil, SURGIMENTO DA ALIENAÇÃO PARENAL, disponivel em https://www.jusbrasil.com.br/artigos/surgimento-da-sindrome-da-alienacaoparental/751980328, acesso: 29 setembro de2023.

BRASIL, jusbrasil, FORMAS E CARACTERÍSTICAS DA ALIENAÇÃO PARENTAL, disponível em https://www.jusbrasil.com.br/artigos/alienação-parental-o-que-é-dequais-formas-se-caracterizam/1103958983, acesso: 29 setembro de 2023.

BRASIL, jusbrasil, A ALIENAÇÃO PARENTAL, disponível,

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-alienacao-parental/831670020, acesso: 29 de setembro de 2023.

BRASIL, jusbrasil, ALIENAÇÃO PARENTAL UM ESTUDO JURÍDICO SOBRE FUNDAMENTOS LEGAIS PERSPECTIVAS DOUTRINÁRIAS E DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, disponível,https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-alienacaoparental-um-estudo-juridico-sobre-fundamentos-legais-perspectivas-doutrinarias-edispositivos constitucionais/1979103959, acesso: 29 setembro de 2023.

BRASIL, artigo científico, Alienação parental: a proteção da criança e do adolescente à luz da garantia constitucional - Jus.com.br | Jus Navigandi.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281