ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTES ONCOLÓGICOS COM DESENVOLVIMENTO DE SINTOMATOLOGIA DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE: REVISÃO DE LITERATURA

RAQUEL VALADARES TAVARES, GIULLIA BIANCA FERRACIOLLI COUTO, LAYNNE KATRYCIA SOUZA LOPES, RAQUEL MARIA CASSIMIRO DOS SANTOS

Resumo


O câncer configura-se como um problema de saúde pública, e seu termo abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Com o aumento dos números de casos no mundo e no Brasil, existe cada vez mais a necessidade de profissionais da enfermagem capacitados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, valorizando a individualidade e a complexidade do paciente. A pesquisa refere-se a um estudo descritivo de revisão bibliográfica de literatura com análise quantitativa e qualitativa, buscando melhor entendimento acerca do papel direto do profissional de enfermagem na rotina de tratamento dos pacientes oncológicos afetados pela depressão e ansiedade, analisando o desempenho do trabalho em equipe com demais profissionais. A pesquisa bibliográfica foi elaborada com base no material já escrito, constituído em artigos científicos e revistas nacionais e internacionais sendo escolhidos artigos já publicados entre os anos de 2016 a 2023. Diante da investigação realizada, pode-se afirmar que o profissional de enfermagem desempenha um papel crucial durante a prestação de serviços ao paciente submetido ao tratamento de câncer, pois atua durante quase todo período de tratamento, abrangendo todos os campos do cuidado, servindo como elo entre família-tratamento. Pois torna-se responsável por colher e fornecer informações ao paciente, de modo atenuar seu sofrimento e dá-lhe compressão ao respeito de seu quadro clínico, incentivando-o e orientando-o a continuar a tratativa.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Kauanne Silva de. O papel do profissional de enfermagem nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos. Orientador Me. Wellington Pereira Rodrigues. 68f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem). Largato, AGES, 2022. Disponível em:. Acesso em: 26 set. 2023.

ANACLETO, Graziela; CECCHETTO, Fátima Helena; RIEGEL, Fernando. Cuidado de enfermagem humanizado ao paciente oncológico: revisão integrativa. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 246-254, 2020. Disponível em: . Acessoem: 26 set. 2023.

ARANTES, Taciana Cunha et al. Fatores associados à depressão em pacientes oncológicosdurante quimioterapia. Revista RENE, v. 20, 2019, e41647. Disponível em:. Acesso em: 26 set. 2023.

COELHO, Julia Cristina Cezare; PESTANA, Maria Eduarda; TREVIZAN, Fulvio Bergamo. Sintomas de ansiedade e depressão em pacientes oncológicos atendidos por equipe de psicologia. Revista InterCiência-IMES Catanduva, v. 1, n. 2, p. 45-45, 2019. Disponível

em: . Acesso em: 26 set. 2023.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução nº 0569, de 19 de fevereiro de 2018. Regulamento técnico da atuação dos profissionais de enfermagem em quimioterapia antineoplásica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 fev. 2018.

Disponível em: < https://www.cofen.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/Resolução-569-18.pdf>. Acesso em:26 set. 2023.

COPPETTI, Larissa de Carli et al. Habilidade de cuidado de cuidadores familiares de pacientes em tratamento oncológico: fatores associados. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, 2018. Disponível em:. Acesso em: 26set. 2023.

COPPETTI, Larissa de Carli et al. Habilidade de cuidado e sobrecarga do cuidador familiarde pacientes em tratamento oncológico. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.

Disponível em:. Acesso em: 26 set. 2023.

CORBO, Letícia Noelle et al. O impacto do câncer na saúde mental: uma revisão da literaturabrasileira em enfermagem. Revista Brasileira Multidisciplinar. [Internet], v. 23, n. 1, p.179-187, 2020. Disponível e

. Acesso

em: 26 set. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281