TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA

Soraia Sobral VERÍSSIMO, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


Este trabalho tem por objetivo discutir o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Transtorno de Espectro Autista- TEA. Conhecido popularmente como autismo, refere-se a um transtorno de desenvolvimento neurológico que pode ter início desde o nascimento ou no começo da infância. Dessa forma, o TEA afeta o comportamento do indivíduo, em que pode ocasionar dificuldade de interação; dificuldade de comunicação e entre outros sintomas. A temática sobre o autismo é de grande relevância para os educadores e comunidade escolar, pois, contribui para a compreensão de que a educação dos alunos com autismo precisa ser diferenciada e adaptada com a finalidade de promover uma aprendizagem emancipatória e de qualidade. O docente é articulador de todo processo de aquisição e precisa traçar métodos e estratégias diferenciadas para incluir o aluno com autismo no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica, através de artigos, livros, dissertação e artigos disponibilizados no Google acadêmico, Scielo, biblioteca virtual, entre outros. O embasamento teórico está ancorado nos autores: Angelo (2021); Oliveira (2016), Santos; Grillo (2015), entre outros. Os resultados apontam que o papel do professor no processo de aprendizagem dos alunos com TEA é fundamental para garantir uma educação inclusiva e de qualidade. Os professores devem estar preparados para compreender as especificidades do TEA, adaptar suas estratégias de ensino, promover a inclusão social e buscar capacitação constante. Ao criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades individuais dos alunos, os professores estão contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico, social e emocional.

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