A PRODUÇÃO DE MORADIAS EM FORMA DE MUTIRÃO NA PERSPECTIVA DO COMUM URBANO E DO DIREITO À CIDADE EM ARAGUAÍNA-TO.

Elisvaldo Matos da SILVA, Elias da SILVA, Vanessa Lessio DINIZ

Resumo


O presente artigo, versa sobre a construção de moradias em forma de mutirões na perspectiva do comum urbano e o direito à cidade, através de cinco casos de três comunidades da cidade de Araguaína-TO, como são Morada do Sol I, Monte Sinai e Presidente Lula. O objetivo é analisar a construção de moradias, como expressão do engajamento político comunitário no processo de luta pelo acesso e direito à moradia, compondo-se de registros de práticas de trabalhos em mutirões, observação do convívio dos moradores na sua moradia, diálogos com às famílias, entrevistas com líderes, registros de imagens e mapeamento das moradias construídas pelos mutirões. Acompanhada de relatos e impressões dos moradores que declaram, objetivamente, a confirmação da construção da casa por meio do mutirão como conquista pertencente à sua família, e o potencial na perspectiva da gestão atual da cidade, mirando assim para novas conquistas de infraestruturas e serviços para a comunidade, como aplicação local ao aporte teórico escolhido, fundamentando o seu propósito maior na conquista do acesso e o direito à moradia.

Palavras-chave: Comum urbano. Direito à cidade. Mutirão. Moradia.


Texto completo:

PDF

Referências


DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Editora Boitempo. São Paulo, 2016, pp. 675.

DICIO, dicionário online de português. Disponível em: . Acesso em: 17/04/2023.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Capítulo 1. Da violência. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1968. P.25-84.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4° Edição. Editora Atlas. 2010. 176p.

GOMES, Nilma Lino. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Rev. Filos., Aurora, v. 33, n. 59, Curitiba, mai./ago. 2021. p. 435-454.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução (Rubens Eduardo Frias). 5º ed. São Paulo: Centauro, 2001. 143p. Tradução de: Le Droit à la Ville.

MAJO, Claudio de; SILVA, Claiton Marcio da. Para um estudo dos bens comuns no Brasil: História, Percursos Disciplinares e Oportunidades. Presentes Fronteiras: Revista Catarinense de História. Universidade Federal da Fronteira Sul Brasil. nº. 40, 2022, Julio-Diciembre, pp. 296-321. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2238-

2022n40.12936. Acesso em: 16/04/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281