A IMPORTÂNCIA DA INTERGERACIONALIDADE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Geovana Borges da SILVA, Silvanis dos Reis Borges PEREIRA

Resumo


A educação intergeracional proporciona uma rica troca de experiências, princípios e valores que desempenham um papel fundamental na aquisição de conhecimento. Este artigo tem como objetivo principal compreender a importância da intergeracionalidade no desenvolvimento dos alunos nas séries iniciais. Além disso, busca discutir temas como o envelhecimento e a intergeracionalidade, a intergeracionalidade contemporânea e os benefícios associados a ela, destacando especialmente a importância do papel dos avós na construção de valores, princípios e cultura no contexto do ensino-aprendizagem. A justificativa deste trabalho é fundamentada nas contribuições significativas que as relações intergeracionais podem oferecer para a aprendizagem. O convívio com os avós, em particular, é explorado como um meio para promover a coesão social e a integração das diferentes gerações na sociedade. A pesquisa é ancorada em uma revisão bibliográfica que se apoia em estudos literários sobre a educação intergeracional. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, descritiva e básica, utilizando fontes como artigos selecionados, livros e capítulos relevantes para o tema. Os principais autores que norteiam este estudo incluem Neri (2012), Oliveira (2018), Leite e França (2016) e Pereira (2023). A análise dos resultados obtidos destaca que a interação entre as diferentes gerações pode contribuir significativamente para o desenvolvimento social e promover uma aprendizagem mais significativa. Este processo permite uma compreensão mais profunda e abrangente de valores, princípios e cultura.

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