UTILIZAÇÃO DE VERGALHÕES DE PRFV NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Arthur Ferreira de ALMEIDA, Luis Pereira Araujo JUNIOR, Indira Queiroz Macambira BEZERRA

Resumo


A construção civil é uma indústria que continua a evoluir e a buscar alternativas mais eficientes e sustentáveis para atender às crescentes demandas por infraestrutura. Nesse contexto, a utilização de vergalhões de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) surge como uma inovação promissora. Este artigo destaca a relevância do uso de PRFV na construção civil. Os vergalhões de PRFV são materiais compostos por resina de polímero reforçada com fibras de vidro, caracterizando-se por sua leveza, alta resistência mecânica, durabilidade e resistência à corrosão. Essas propriedades tornam os vergalhões de PRFV uma opção atraente para substituir os vergalhões de aço tradicionais em diversas aplicações na construção civil. Em suma, o estudo sobre a utilização de vergalhões de PRFV na construção civil representa uma contribuição significativa para o setor, promovendo a adoção de soluções mais sustentáveis e eficazes. A pesquisa evidencia a importância de considerar esses materiais como uma alternativa viável e atraente, capaz de melhorar a qualidade e a durabilidade das construções, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais e os custos de manutenção.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: Abnt, 2014. 238 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA NORMAS TÉCNICAS. NBR 7480: aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado. Rio de Janeiro: Abnt, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRADE NORMAS TÉCNICAS NBR 16398: Concreto reforçado com fibras Controle da qualidade. Rio de Janeiro, ABNT 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 15530: Fibras de aço paraconcreto - Especificação. Rio de Janeiro, ABNT 2007.

BARRETO, Matheus de Faria e Oliveira. Características Mecânicas de Vergalhões de Aço Auto-Revenido. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Construção Civil, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.Disponívelem: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ISMS837LJQ/1/disserta_o_matheus_de_ fari_2009.pdf.

BUENO, C. F. H. Tecnologia de materiais de construções. 2000. Disponível em:. Acesso em: 14 setembro 2023.

CEBRACE. Os tiposde vidro. 2015. Disponível em:

Https://www.cebrace.com.br/#!/enciclopedia/interna/os-tipos-de-vidro. Acesso em: 15 setembro. 2023.

CRESWELL, JW (2007). Desenho de pesquisa: Abordagens qualitativas, quantitativas e de métodos mistos (2ª ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281