LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Giulene Barros CONCEIÇÃO, Silvanis dos Reis Borges PEREIRA

Resumo


É importante refletir e articular sobre o papel do letramento na educação infantil. Isso se deve à estreita relação entre letramento e alfabetização, formando uma prática social destinada a aprimorar as habilidades dos alunos no contexto social por meio da escrita e leitura. O objetivo da pesquisa é compreender o letramento como importante aliado à educação para a formação do aluno cidadão, como uma forma de desenvolver a habilidade de usar socialmente a leitura e a escrita. Os objetivos específicos são: (I) Apresentar uma revisão sistemática sobre educação infantil, alfabetização/letramento; (II) Explicar as diferenças entre alfabetização e letramento e sua importância para a formação do aluno da primeira etapa da educação infantil. (IÉ uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, do tipo revisão sistemática de literatura, sobre estudos que abordam a importância do letramento na educação infantil como práticas sociais e culturais para o exercício da cidadania. Para a realização dessa pesquisa, selecionou-se, de modo aleatório, vinte trabalhos que discutem a temática. Ao fim da pesquisa, verificou-se que os autores corroboram com a concepção da significativa importância do letramento na Educação Infantil, distinguindo-o da alfabetização e apresentando suas práticas essenciais nesse contexto. Com isso, reforçou-se a relevância do desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita desde os primeiros anos, destacando o impacto positivo que o letramento pode ter na sociedade e no futuro educacional das crianças.

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