O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUDAMENTAL

Rafael Silva BRITO, José Filho Ferreira NOBRE

Resumo


O presente trabalho aborda e analisa o uso da tecnologia no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral do trabalho consiste em conhecer as diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser usadas no ensino da matemática na referida etapa. E os objetivos específicos: analisar o panorama histórico da tecnologia a partir de diversos autores; refletir sobre o processo de aprendizagem matemáticos e os benefícios das tecnologias na ressignificação do conhecimento e discutir o papel do professor na utilização da tecnologia aliada à disciplina de matemática. Este trabalho justifica-se pelo fato de a tecnologia em sala de aula ser uma maneira de propiciar um ambiente de ensino diferenciado, para que os alunos consigam desenvolver suas atividades, explorar diferentes maneiras de resolução dos problemas, levantar hipóteses e discutir possíveis resultados, colocando o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Em relação à abordagem, esta pesquisa classificase como pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e em relação ao procedimento de coleta de dados é uma pesquisa bibliográfica. Assim, com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que esta pesquisa contribui significativamente para a compreensão da integração da tecnologia no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ela fornece um conhecimento sólido das ferramentas disponíveis, localiza repositório de ferramentas digitais mantido por órgão educacional, contextualiza o uso da tecnologia na educação ao longo do tempo, destaca seus benefícios na aprendizagem matemática e reforça o papel essencial do professor nesse processo.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. BOLEMA-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 99-129, 2008. Disponível em: < Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios | Bolema - Boletim de Educação Matemática (unesp.br) >. Acesso em: 10 ago. 2023.

ARAÚJO, Adriano Jones Sá; SANTOS, Reinaldo Silva Dos. O uso de tecnologias digitais no ensino da matemática. Trabalho de conclus˜ao de curso apresentado ao colegiado de Matemática da Universidade Federal do Amapá. Macapá. 2014. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/111876666/araujo-santos-o-uso-detecnologias-digitais-no-ensino-da-matematica/13. Acesso em: 4 de maio de 2023.

ARAÚJO, Sérgio Paulino de et al.l. Tecnologia Na Educação: Contexto Histórico, Papel E Diversidade. IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/IV%20Jornada%20de%20Didatica%20Docencia%20na%20Contemporaneidade%20e%20III%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/TECNOLOGIA%20NA%20EDUCACAO%20CONTEXTO%20HISTORICO%20PAPEL%20E%20DIVERSIDADE.pdf. Acesso em: 4 de maio de 2023.

BARBOSA, Danilo. O Uso De Tecnologias Digitais No Ensino Da Matemática. 2017. Disponível em:< (ufsj.edu.br) >. Acesso em: 21 ago. 2023.

BONA, Berenice de Oliveira. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em ensino de ciências, v. 4, n. 1, p. 29-50, 2009. Disponível em:< ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Experiências em Ensino de Ciências (ufmt.br) > Acesso em: 21 ago. 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site .pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.

BUFREM, Leilah Santiago; SILVEIRA, Murilo; FREITAS, Juliana Lazzarotto. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: panorama Histórico e contemporâneo. P2P E INOVAÇÃO, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 6–25, 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4368. Acesso em: 4 maio 2023.

DE SOUZA LIMA, Marileide; DA CRUZ, Keyte Rocha. O Ensino da Matemática e o Processo Motivacional dos Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental numa Escola Estadual de Manaus, Amazonas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 3-14, 2022. Disponível em:< O Ensino da Matemática e o Processo Motivacional dos Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental numa Escola Estadual de Manaus, Amazonas, Brasil | Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (emnuvens.com.br)>. Acesso em: 21 ago. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281