A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS POPULARES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Raylene Santos SILVA, Ana Maria Freitas Dias LIMA

Resumo


O objetivo deste trabalho é descrever como as brincadeiras populares contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, apresentamos as brincadeiras pedagógicas no processo de ensino aprendizagem, no qual a discussão central se dá em torno de sua relevância nesse contexto, como o intuito de trazer benefícios para crianças no ambiente escolar. A pesquisa tem como problemática: como trabalhar as brincadeiras populares em sala de aula com as crianças da educação infantil? Diante disso, compreende-se que sua relevância vai além da escola, estando tanto no espaço escolar quanto fora dele. Justifica-se esse estudo pela necessidade de compreender que brincar é uma forma de se expressar e que as crianças aprendem diversos conteúdos de maneira criativa, divertida que despertam a interação e a socialização entre professores e alunos. A metodologia baseou- se em artigos diversos, livros, artigos, tendo como parte teórica: Kishimoto (2003), Soares (2000). Espera-se com esse trabalho contribuir com as reflexões sobre as contribuições das brincadeiras populares no processo ensino e aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998.v.2. Disponível em: Acesso em 29 de mai de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, De 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18. Disponível em: Acesso em 29 de mai de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação e Cultura, 2018. Disponível em: Acesso em 25 de mai de 2023

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Disponível em: Acesso em 27 de mai de 2023.

CASTRO, C. M. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.

CASTRO, Priscilla Ferreira https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/3-ARTEDE-BRINCAR-Resgatando-as-brincadeiras-antigas-ID.pdf Acesso em:07 de set,2023.

Fadeli, Tozetti, et al. Arco da velha: resgate e vivência de brinquedos e brincadeiras populares. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER - LAZER E TRABALHO: Novos significados na sociedade contemporânea. 2003. Santo André - SP. Anais do.... CD-ROM, p. 1 – 09. Disponível em: https://docplayer.com.br/7782357- Arco-da-velha-resgate-e-vivencia-de-brinquedos-e-brincadeiras-populares.html. Acesso em 03 de Mai de 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: Acesso em 25 de mai de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281