LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA ESCOLA DO CAMPO MAIADINHA COMUNIDADE KALUNGA VÃO DO MOLEQUE
Resumo
Nesta monografia temos o resultado de uma pesquisa realizada com os Kalunga da comunidadeMaiadinha do Vão do Moleque em Cavalcante Goiás. O objetivo foi fazer um estudo sobre a Alfabetizaçãoe o Letramento na Educação Infantil da escola Maiadinha. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativacom rocedimentos da etnografia participante quando a escola s envolveu no trabalho com as crianças.A fundamentação teórica abrangeu Educação do Campo; Educação Infantil; Crianças uilombolas;Alfabetização. Letramento Infantil e as práticas pedagógicas de uma Professora do Primeiro ano do EnsinoFundamental. Os resultados permitem afirmar que a Professora se esforça para não apenas alfabetizarmas também letrar as crianças. Para isso ela utiliza-se de uma metodologia própria, partindo da realidadeda comunidade. As brincadeiras, cantigas e outras atividades lúdicas são aspectos fundamentais de sua
prática docente, com resultados positivos na aprendizagem das crianças quilombolas de Maiadinha, Vãodo Moleque.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281