O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS, SOCIOEMOCIONAIS E METACOGNITIVAS

Jocirley de OLIVEIRA

Resumo


O Artigo científico em questão é resultado de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que investigou o papel da Orientação Educacional na promoção da aprendizagem significativa dos estudantes, com enfoque no desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e metacognitivas. Através de uma revisão sistemática da literatura, foi possível identificar que a Orientação Educacional é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, uma vez que contribui para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, socioemocionais e metacognitivas, favorecendo a construção de uma aprendizagem significativa. Além disso, a pesquisa mostrou que a Orientação Educacional pode contribuir para a melhoria do clima escolar, bem como para a prevenção de problemas comportamentais e emocionais dos estudantes. Os resultados apontam para a necessidade de que a Orientação Educacional seja valorizada e considerada um componente essencial no processo educativo, a fim de promover uma educação de qualidade e formação integral dos estudantes.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectivacognitiva. LTC Editora. 2003.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906-911. 1979.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: A teoria na prática. Artes Médicas. 1995.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Objetiva. 2011.

MAYER, J. D., & Salovey, P. What is emotional intelligence? In P. Salovey & D. Sluyter (Eds.), Emotional development and emotional intelligence: Educational implications(pp. 3-34). Basic Books. 1997.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Editora Livraria da Física. 2011.

NOVAK, J. D., & Gowin, D. B. Aprender a aprender. LTC Editora. 2010.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed. 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281