MARSHA E O URSO- A LIÇÃO DO PIANO: O PAPEL DO MEDIADOR DA CULTURA NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY

Ana Leticia Guedes PEREIRA, Karla Karoline de Arruda MARINHO

Resumo


Este artigo trata-se de uma análise fílmica sobre o episódio “a lição de piano” da animação infantil Marsha e o Urso, animação de origem russa que foi traduzida para 35 idiomas, sendo um destes a língua portuguesa, vale citar que esta animação encontrase entre as mais reproduzidas no YouTube. Como referencial teórico foi adotada a abordagem sócio histórica com o objetivo de compreender a mediação realizada pelo personagem do urso em relação a aquisição da cultura por parte da menina. Os resultados obtidos demonstraram que urso possibilita momentos voltados a estimulação do faz de conta sem deixar de direcionar Marsha para a necessidade de estudar e adquirir o conhecimento formal necessário para que a mesma possa tocar piano de maneira harmoniosa, o que vai ao encontro dos escritos de Vygotsky que enfatiza a importância da brincadeira e o papel do adulto na mediação entre a criança e a cultura na qual esta se encontra inserida.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, M. Imagens quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petropólis, RJ: Vozes, 2014.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GRIGOROWITSCHS, T. Expressão corporal e ludicidade na educação infantil. In: Periferia, Educação, Cultura e Comunicação. Disponível em: Vista do Expressão corporal e ludicidade na educação infantil (uerj.br). Acessado em: 28/11/2023.

MARSHA E URSO- A lição de piano. Direção: Oleg Kuzovkov. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PKH2wWExiBo. Acessado em 28.11.2023 .

MARTINS, L. M. A personalidade do professor em questão. In: A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados.

MOMBELLI, N. F.; TOMAIN, C. dos. S. Análise fílmica de documentários: apontamentos metodológicos. Rev. do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Juíz de Fora. Vol, 8. n, 2. dez. 2014.

PENAFRIA, M. Análise de filmes- conceitos e metodologias, 2009. Disponível em: Analise_de_filmes__conceitos_e_metodologiaslibre.pdf(d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net). Acessado em: 28.11.2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281