ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES

Lívia Eduarda LOURENÇO, Maria Ovídia Muniz PORTILHO

Resumo


O objetivo do presente trabalho é descrever o papel de professores na formação de alunos leitores, bem como os principais desafios encontrados por eles para ensinar. Os objetivos específicos são discutir o papel de professores na formação do aluno leitor, compreender o processo de aprendizagem da leitura e escrita do aluno e identificar as principais metodologias que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita. O tema a ser abordado é alfabetização e letramento os quais são dois processos importantes para a preparação dos alunos na leitura e escrita. E devemos enfatizar o papel dos professores como mediadores na jornada inicial das crianças para a alfabetização. O problema de pesquisa visa identificar quais métodos os professores dos anos iniciais usam para desenvolver as habilidades de leitura dos alunos. O tema justifica-se por considerar a alfabetização e o letramento como processos centrais para a formação da pessoa humana, e por considerar o papel dos professores na formação desses alunos leitores. A pesquisa será qualitativa, descritiva e bibliográfica, partindo de artigos selecionados em revistas, livros e capítulos, assim como a biblioteca virtual da Unitins e também em trabalhos de autores renomados na área.

Texto completo:

PDF

Referências


APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295. Disponível em: Acesso em 29 de maio de 2023.

COSTA, Marta Moraes da. Metodologia da literatura infantil. Ebpex,

Paraná.2007.Disponível em Acesso em 29 de maio de 2023.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante Brilhantes, 2003. Disponível em: Acesso em 29 de maio de 2023.

DIAS, Rutineia Silva Oliveira. MONT’ ALVERNE, Clara Roseane da Silva

Azevedo. Letramento e a existência de práticas letradas no ambiente

escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 02, pp. 52-71. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Disponível

em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/praticas-letradas. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e RosaMariaTorres. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1996. Disponível em: Acesso em 29 de maio de 2023.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63, 1995. Disponível em: Acesso em 29 de maio de 2023.

KLEIMAN, Angela B. (org.). Letrando: Atividades para a formação do professor alfabetizador. Campinas: Cefiel, 2008. Disponível em: Acesso em 29 de maio de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281