A FINALIDADE DAS SANÇÕES PENAIS E A APLICABILIDADE DA RESSOCIALIZAÇÃO NO BRASIL

Lucas Quixaba de Carvalho SILVA, Fernando Rizerio JAYME

Resumo


Esse trabalho analisa a evolução histórica da pena e da ressocialização, de forma que tal temática está relacionada com as Escolas Penais, Sistemas Prisionais e Teorias da Pena. Logo, com o domínio desses materiais será possível uma análise sobre as dificuldades que o Brasil apresenta para a aplicabilidade da ressocialização em infratores. O presente artigo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, a qual utilizamos dados e informações a partir de doutrinas, Leis, artigos científicos e dados governamentais. No Brasil, a pena não tem um fim socialmente útil. O relatório de pesquisa do CNMP (2016) evidencia tal descaso, cujo constata que boa parte dos presídios nacionais separam os presos de acordo com a identificação de facções e não pelas diretrizes da LEP. Além disso, os dados da SENAPPEN mostram que as cadeias do país possuem um superávit de 187.627 vagas. Portanto, observamos que as condições apresentadas nas prisões brasileiras são incapazes de ressocializar alguém, já que a precariedade é assídua por todo o sistema prisional do país.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, Antionio Moniz Sodré. As três escolas penais: clássica, antropológica e crítica (estudo comparativo). 8. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1977.

ASSIS, Machado de. O alienista e outros contos. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Trad. Flório de Angelis. 2. Reimpr. São Paulo: EDIPRO, 1999.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da Pena de Prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.

BRASIL. Lei de execução Penal. Lei nº 7210 de 11 de julho de 1984. BRASIL.

CALDEIRA, Felipe Machado. A evolução histórica, filosófica e teórica da pena. Revista da EMERJ, Rio de Janeiro, nº45, v.12, 2009.

CHIAVERINI, Tatiana. Origem da pena de prisão. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia do Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281