TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como o uso das tecnologias digitais podem facilitar o processo de ensino da leitura e escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem. Apresenta como tema o uso das tecnologias digitais na sala de aula, visto que a tecnologia com seu avanço trouxe grandes transformações em diversas áreas, e uma delas é a educação. A problemática deste trabalho foi pautada em como as tecnologias digitais podem facilitar o processo de ensino da leitura e da escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem. O interesse pelo tema apresentado no estudo surgiu do fato de que as tecnologias digitais são ferramentas de aprendizagem, as quais oferecem inúmeras possibilidades de interação e desenvolvimento criativo dos alunos, trazendo para a sala de aula um rico meio de aquisição de conhecimento e compreensão. A pesquisa é qualitativa, básica, descritiva e bibliográfica. O referencial teórico está ancorado em trabalhos de Andrade (2018), Amâncio (2021), Kenski (2015), Menezes (2017) e Santos (2009). O uso da tecnologia digital no processo de ensino é de grande relevância, por ser uma ferramenta que pode transformar os métodos de sala de aula e incorporá-la aos planos de aula, o que permite práticas interativas inovadoras que despertam e promovem o desenvolvimento dos alunos.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Glória Maria Ribeiro de. As contribuições dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem do autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 08, Vol. 07, pp. 16-34. Agosto de 2019. Disponível em:https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/contribuicoes-dosrecursos. Acesso em 28 de maio de 2023.
CASTRO, Jane Eyre Gomes De. O uso do software “luz do saber” na sala de recurso multifuncional: uma análise sobre a mediação do professor do AEE no atendimento de uma criança com deficiência intelectual. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72546. Acesso em: 25 de out. de 2023.
CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. II Jornada de didática: desafios para a docência e II Seminário de pesquisa da CEMAD. Londrina, 2014. Disponível: https://docplayer.com.br/15119648-O-uso-dastecnologias-educacionais-como-ferramenta-didatica-no-processo-de-ensino-eaprendizagem.html. Acesso em: 27 de set. de 2023.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/696271/mod_resource/content/1/Creswe ll.pdf. Acesso em 12 de abr. de 2023.
FARIA, Alexandre Ferreira de. Gamificação na educação. Revista de Informática Aplicada, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 3-12, jul./dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3441/1/Gamif ica%C3%A7%C3%A3o%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf.Acesso em: 28 de set. 2023.
FERREIRA, E.C. O uso dos audiovisuais como recurso didático – Dissertação de Mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – 2010. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/55002/2/tesemesteuricoferreira000123322.pdf. Acesso em: 18 de set. de 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, Cristiane Patrícia Rocha; PENHA, Pedro Xavier da. Mapeando as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudos na Revista Cefac. Revista Educação Pública, v. 21, nº 11, 30 de março de 2021. Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/mapeando-asprincipais-dificuldades-de-aprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamentalestudos-na-irevista-cefaci. Acesso em: 28 de out. de 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281