TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA

Ludimila Sousa FERREIRA, Maria Ovídia Muniz PORTILHO

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar como o uso das tecnologias digitais podem facilitar o processo de ensino da leitura e escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem. Apresenta como tema o uso das tecnologias digitais na sala de aula, visto que a tecnologia com seu avanço trouxe grandes transformações em diversas áreas, e uma delas é a educação. A problemática deste trabalho foi pautada em como as tecnologias digitais podem facilitar o processo de ensino da leitura e da escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem. O interesse pelo tema apresentado no estudo surgiu do fato de que as tecnologias digitais são ferramentas de aprendizagem, as quais oferecem inúmeras possibilidades de interação e desenvolvimento criativo dos alunos, trazendo para a sala de aula um rico meio de aquisição de conhecimento e compreensão. A pesquisa é qualitativa, básica, descritiva e bibliográfica. O referencial teórico está ancorado em trabalhos de Andrade (2018), Amâncio (2021), Kenski (2015), Menezes (2017) e Santos (2009). O uso da tecnologia digital no processo de ensino é de grande relevância, por ser uma ferramenta que pode transformar os métodos de sala de aula e incorporá-la aos planos de aula, o que permite práticas interativas inovadoras que despertam e promovem o desenvolvimento dos alunos.


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Referências


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