MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE EM ADULTOS

Maria Teresa Martins DUARTE, Talita Maria Machado de FREITAS

Resumo


O presente artigo pretende descrever a musicoterapia como instrumento terapêutico, para a partir do levantamento teórico, elucidar as possibilidades terapêuticas no auxílio do tratamento de ansiedade em adultos. Na perspectiva histórica, os sons tiveram funções primitivas de comunicação com animais, sucedendo à música (sons e vozes), sendo em louvor aos deuses, exaltação às autoridades e em lutas. Pela neurociência, conhecemos que há ritmos e letras que ora causam sensações de expressão, bem como de bem-estar articuladas pelos processos neurológicos produzidos por neurotransmissores. Com isso, entende-se que a música é um elemento produtor de emoções, portanto, faz-se necessário entender como se dá o processamento auditivo no cérebro humano. O interesse pelo tema sobrevém às vastas possibilidades de atuação da musicoterapia, sendo ela no âmbito de promoção de saúde, aprendizagem, mudança de contextos sociais, etc. Para tanto, a pesquisa baseiase na técnica de pesquisa bibliográfica e documental, sendo que a análise das informações obtidas evidencia uma necessidade de aprofundamento teórico para este tema.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5.ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2022.

ANJOS, Alexandre Gonzaga dos et al. Musicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com crianças: uma revisão da literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2 [citado 13-06-2023], pp. 228-238 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 82202017000200008&lng=pt&nrm=iso.

AREIAS, José Carlos. A música, a saúde e o bem estar. Nascer e Crescer- revista do centro hospitalar do porto. v. XXV, n.º1, p. 7-10, 2016.

ARPINI, Fabiane Silva Moraes; CYPRESTE, Fernanda Neitzel; SEPULCRO, Vanda Nolasco. A MÚSICA COMO RECURSO NO PROCESSO TERAPÊUTICO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE. Disponível em: https://multivix.edu.br/wpcontent/uploads/2022/04/a-musica-como-recurso-no-processo-terapeutico-depacientes-com-transtorno-de-ansiedade.pdf. Acesso em: abril/2023

Canal Saúde Oficial. Musicoterapeuta – Documentários. YouTube, 10 de julho de 2020. Disponível em: https://youtu.be/o1G2WODWhUo.

CLARK, David A. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivocomportamental: manual do paciente. [recurso eletrônico] / David A. Clark, Aaron T. Beck; tradução: Daniel Bueno ; revisão técnica: Elisabeth Meyer. – Porto Alegre: Artmed. 2014.

CORDEIRO, Nancy. SEROTONINA E DOPAMINA: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELES E QUAL A FUNÇÃO DE CADA UM? Disponível em: . Acesso em: Abril/2023.

IBIAPINA, AR; LOPES, Junior LC; Veloso, LU; Costa, AP; Silva, Júnior FJ; Sales, JC; et al. Efeitos da musicoterapia sobre os sintomas de ansiedade e depressão em adultos com diagnóstico de transtornos mentais: revisão sistemática. Acta Paul Enferm./ 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281