EFEITO DE DIFERENTES RESÍDUOS DE PLANTAS DE COBERTURA NA PRODUÇÃO DE REPOLHO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO.
Resumo
A agricultura direta e o sistema de gestão de vegetais são ferramentas importantes na transição para sistemas de produção sustentáveis, segurança da terra e reabilitação de áreas abandonadas. Portanto, os sistemas SPDH são concebidos para melhorar o bemestar das plantas e melhorar as características biológicas, as propriedades químicas e físicas do solo aumentam o rendimento das culturas. O trabalho possui o objetivo de compreender o efeito dos variados tipos de hábitos de cobertura dentro das virtudes físicas do solo e na criação de repolho. O teste foi realizado na área experimental do Campus Cerro Largo da Universidade Federal de Frontera do Sul, que conta com 20 laboratórios com área de 8 metros quadrados. O planejamento experimental consistiu em blocos casualizados de 5 tratamentos e 4 repetições. Os procedimentos utilizados foram: porco-do-campo (FP), feijão (CJ), capim Sudão (CP), milheto (MI) e pousio (SC). As plantas são cultivadas e cortadas no intervalo do ciclo e sua biomassa é colocada abaixo do solo para posterior plantio do repolho. O ciclo de cultivo do repolho teve duração de 135 dias e após o término amostras foram coletadas no solo para análise de densidade, porosidade total e macroporosidade do solo. Parâmetros da cultura apreciados foram massa fresca de cabeça (MFC), diâmetro de cabeça (DC) e produtividade média. A espessura e a porosidade total da camada de 5–10 cm variaram significativamente, com valores maiores para o tratamento FP e valores menores para o SC. Não houve distinções relevantes na microporosidade e macroporosidade entre os tratamentos, indicando que as técnicas foram semelhantes para este parâmetro. A produção do repolho foi maior no tratamento FJ, que é a condição ótima de produção para utilização de variedades de feijão cinza em sistema de rotação de culturas.
Texto completo:
PDFReferências
Andrade, R da S. Efeito de culturas de cobertura na qualidade física do solo sob plantio direto. Goiânia: UFG, 2008. 78p. Tese Doutorado.
CALEGARI, A.; DONIZETI CARLOS, J.A.; Recomendações de plantio e informações gerais sobre o uso de espécies para adubação verde no Brasil. In: LIMA FILHO, O. F. de; AMBROSANO, E. J.; ROSSI, F.; CARLOS, J. A. D. (Ed.). Adubação verde e plantas de cobertura no Brasil: fundamentos e prática. Brasília, DF: Embrapa, 2014. v. 2, cap. 27, p. 453-478.Onde está destacado é por não constar no texto.
ESPINDOLA, J.A.A.; GUERRA, J.G.M.; ALMEIDA, D.L. de; TEIXEIRA, M.G.; URQUIAGA, S. Evaluation of perennial herbaceous legumes with different phosphorus sources and levels in a Brazilian Ultisol. Renewable Agriculture and Food Systems, v.20, p.56- 62, 2005.
GIACOMINI, S.J.; AITA, C.; VENDRUSCOLO, E.R.O.; CUBILLA, M.; NICOLOSO, R.S. & FRIES, M.R. Matéria seca, relação C/N e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em misturas de plantas de cobertura de solo. R. Bras. Ci. Solo, 27:325-334, 2003.
GIACOMINI, S.J.; AITA, C.; VENDRUSCOLO, E.R.O.; CUBILLA, M.; NICOLOSO, R.S. & FRIES, M.R. Matéria seca, relação C/N e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em misturas de plantas de cobertura de solo. R. Bras. Ci. Solo, 27:325-334, 2003.
MARTINS DA SILVA, M.; ALVE, M.C.; PÁDUA SOUSA, A.; CARVALHO, F.F. Plantas de cobertura e sistemas de preparo: impactos na qualidade física de um solo de Cerrado. Revista Ceres, Viçosa, v.56, n.1, p.103-111, 2009.
MAFRA, G.S., AMARAL JUNIOR, A.T., VIVAS, M., SANTOS, J.S., SILVA, F.H.L., Guimarães, A.G., Pena, G.F. (2019) The combining ability of popcorn S7 lines for Puccinia polysora resistance purposes. Bragantia, 77:519-526.
PEREIRA, C. A. R. et al. Health impact assessment in Latin American countries: current practice and Saúde Soc. São Paulo, v.26, n.3, p.829-835, 2017 835 Contribuição dos autores Pereira foi responsável pela concepção do estudo.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281