VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VULNERABILIDADES E INTERSECCIONALIDADES
Resumo
A violência contra mulher é considerada, para além de um problema social, um problema de segurança pública. Dados alarmantes do Laboratório de Estudos de Feminicídios – LESFEM revelam que somente nesse ano de 2023, até o dia 30 de setembro, foram cometidos 1.592 (mil quinhentos e noventa e dois feminicídios no Brasil. O feminicídio é configurado pelo homicídio ou sua tentativa em razão de a vítima ser mulher, conforme tipificação trazida pelo artigo 121, §2º, incisos VI e §2º-A, incisos I e II, do Código Penal. Esses altos níveis de violência contra mulher podem ser entendimentos através do estudo da formação do patriarcado, em que as mulheres não eram vistas sequer como sujeitos de direitos e tão somente como seres objetificados e necessárias à perpetuação da espécie humana. Assim, a presente pesquisa tem o intuito de trazer à tona as discussões sobre a importância da mulher na sociedade, sobretudo, sobre a importância de sua autonomia e independência financeira, bem como ampliar a discussão acadêmica e reforçar a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico-financeiro das mulheres, a fim de realizar o processo emancipatório que tem por objetivo final, reduzir as desigualdades entre homens e mulheres e por conseguinte a redução da violência contra a mulher
Texto completo:
PDFReferências
Adelman, M. (2000). Paradoxos da identidade: a política de orientação sexual no século XX. Revista de Sociologia e Política, (14), 163-171.
Aragão, S. A vitimização da mulher. In C. B. Leal & H. Piedade Júnior, Violência e vitimização: a face sombria do cotidiano (pp. 239-247). Belo Horizonte: Del Rei. 2001. BARDINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo, Volume 2. Difusão Européia do Livro, 2ª Edição, 1970.
O Segundo Sexo, Volume 1. Difusão Européia do Livro, 4ª Edição, 1970.
BERTH, Joice. Empoderamento, São Paulo: Pólen, 2019 (Feminismos Plurais, coordenação de Djamila Ribeiro).
BORDIEU. Pierri. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BRASIL. Mulheres conquistam direitos nos últimos 100 anos. Secretaria de
Políticas Para as Mulheres. Publicado: 2014. Disponível em:
Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Senado Federal. 2019.
Disponível em:
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281