ANÁLISE DO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE VENTILAÇÃO NA INSTALAÇÃO SANITÁRIA DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Resumo
As instalações de esgotos sanitários têm como finalidade coletar e conduzir os despejos oriundos da utilização de aparelhos sanitários. No entanto, devem ser realizadas para atenderem condições mínimas de segurança, conforto, higiene e economia ao usuário. Um dos critérios fixados pela NBR 8160 (1999) é de que o sistema sanitário deve impedir que os gases do interior das tubulações retornem e atinjam as áreas de utilização. O sistema de ventilação é utilizado para conduzir para a atmosfera o ar do interior das instalações de esgoto bem como permitir a entrada de ar nas instalações sanitárias, com o objetivo de assegurar a não ruptura do fecho hídrico dos desconectores. A ausência do sistema de ventilação e bem como a negligência durante a execução de princípios técnicos normativos são determinantes no desempenho do sistema sanitário, de modo a garantir a saúde e segurança dos usuários. A partir da orçamentação do projeto sanitário de uma residência foi possível determinar os custos totais de execução da instalação sanitária com ventilação e sem ventilação e comparar os custos dos mesmos. Assim, a execução do sistema de ventilação representou 23,55% do custo total do projeto sanitário, demonstrando que este gasto não é fator determinante para a não implantação do sistema de ventilação.
Texto completo:
PDFReferências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário- Projeto e execução. Rio de Janeiro,1999.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edificações habitacionais – desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro,2013.
AZEVEDO NETTO, José M; FERNÁNDEZ, Miguel F. Instalações prediais de Esgotos. In:______. Manual de hidráulica. 9.ed. São Paulo: Edgard Blucher Ldta, 2015. Cap.B-I.2, p.511-518.
ASTRA. Válvula de admissão de ar. Astra S/A. Jundiaí, p 1-2, set./2020. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2023.
CONCEIÇÃO, Alessandro Pucci da. Estudo da incidência de falhas visando a melhoria da qualidade dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 143f. Dissertação (Pós graduação em construção civil-mestre em construção civil). São Carlos-SP. UFSCar. 2007. Disponível em:. Acesso em: 05 mar 2023
CARVALHO JÚNIOR, Roberto de. Esgotos sanitários. In:______. Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura. 9.ed. São Paulo: Edgard Blucher Ldta, 2015. Cap.4, p.140- 176.
MACINTYRE, A Joseph. Esgotos sanitários. In:______. Manual de instalações hidráulicas e sanitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1990. Cap.2, p.77- 116
REIS, Ricardo Prado Abreu. Sistemas prediais de esgoto sanitário. 2007. 28 Slides. Disponível em:< https://eec-ufg.tripod.com/IHSP/SPES.pdf>. Acesso em 16 Abr 2023
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281