ABORTO NO BRASIL: SAÚDE PÚBLICA, ILEGALIDADE E DESCRIMINALIZAÇÃO

Israel Milhomem dos SANTOS, Ricardo Ferreira de REZENDE

Resumo


O artigo tem como proposta uma análise sobre a questão do aborto no Brasil, levando em consideração a questão da ilegalidade, descriminalização e principalmente sobre a óptica de saúde pública. O aborto no Brasil acarreta consequências à saúde pública, em razão, principalmente, da taxa de morte materna, isto porque, na maior parte das vezes, a realização do ato ocorre de maneira clandestina e/ou insegura, em função da ilegalidade do aborto para determinadas situações no país. O que há de concreto nesse tema é de que “o aborto é também uma questão de saúde pública”. Encarar com seriedade esse ato significa compreende-lo como uma questão de cuidados em saúde e direitos humanos, e não como uma conduta de infração moral de mulheres imprudentes. A metodologia aplicada neste artigo foi uma abordagem qualitativa, através de bibliografia de diversos autores – dissertações, livros e artigos científicos. Verificou-se, ao final, que não há proporcionalidade na tipificação do aborto, por ser medida ineficaz na proteção do feto, sendo mais apropriada a utilização de políticas de educação sexual e reprodutiva como forma de evitar a morte de mulheres e, por conseguinte, do nascituro em razão da prática de abortos inseguros.

Texto completo:

PDF

Referências


CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume II, parte especial. 12ª edição. SãoPaulo: Saraiva, 2012.

DELMANTO, Celso. et. al. Código Penal Comentado. 8ª ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 467.

DOMINGOS, Selisvane; MERIGHI, Miriam. “O aborto como causa de mortalidade materna: um pensar para o cuidado de enfermagem” Rio de Janeiro. Escola Anna Nery. Vol.14, no.1. Jan/Mar. 2010.

IGREJA CATÓLICA. Papa:(1978-: João Paulo II). Evangelium Vitae. Evangelium Vitae: aos Presbíteros e Diáconos aos religiosos e religiosas aos fiéis leigos e a todas as pessoas de boa vontade sobre o valor e a inviolabilidade da vida Humana. Vaticano, 25 mar. 1995.

MORAIS, L. R. de. A legislação sobre o aborto e seu impacto na saúde da mulher. Senatus, Brasília, v. 6, n. 1, p. 50-58, maio 2008.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_abortamento.pdf Acceso em: 25 ago. 2023.

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/descriminalizacao-do-aborto-a-saude-publica.

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/aborto-tipos-quando-e-permitido-por-lei.

https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/principais-questoessobre-aborto-legal.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281