O ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL E A TUTELA DOS DIREITOS DOS INVESTIGADOS: UMA ANÁLISE DA INCONSTITUCIONALIDADE DO REQUISITO DA CONFISSÃO

Marcos Rodrigues OLIVEIRA, Rúbia Borges de ANDRADE, Juliana Carvalho PIVA

Resumo


Este estudo acadêmico se propôs a analisar as controvérsias em torno da possível inconstitucionalidade do requisito de confissão para a celebração do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). Os objetivos específicos incluíram a discussão das circunstâncias e sistemas processuais ao redor do mundo que inspiraram a criação desse instituto, além da exploração dos demais requisitos do acordo e do histórico de sua incorporação no ordenamento jurídico brasileiro. A pesquisa bibliográfica foi conduzida de forma qualitativa, exploratória e dedutiva, utilizando fontes como livros de autores renomados, legislações e artigos científicos de revistas de alta qualidade. A análise dos argumentos que sustentam a inconstitucionalidade do requisito de confissão revelou que esses argumentos se baseiam em princípios constitucionais, como o direito ao silêncio e o devido processo legal. No entanto, prevalece o entendimento de que a exigência de confissão para a realização do acordo não viola a Constituição Federal, uma vez que o acordo não implica em condenação e o investigado tem total liberdade para decidir se deseja participar desse acordo extraprocessual.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Flávio da Silva. Justiça Penal Consensual: controvérsias e desafios. Salvador: Editora Juspodivm, 2019.

BRANDALISE, Rodrigo da Silva. Justiça penal negociada: negociação de sentença e princípios processuais relevantes. Curitiba: Juruá, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 2018. BRASIL.

BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 03 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Brasília, DF: Presidência da República, 1941.

BRASIL. Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995. Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 set. 1995.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Normas e princípios das Nações Unidas sobre prevenção ao crime e justiça criminal. Brasília: Secretaria Nacional de Justiça, 2009. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/justiceand-prison-reform/projects/UN_Standards_and_Norms_CPCJ_-_Portuguese1.pdf Acesso em: 10 março de 2023

CABRAL, Rodrigo Leite Ferreira. Manual do acordo de não persecução penal: à luz da Lei 13.963/2019 (Pacote anticrime). Salvador: JusPodivm, 2020.

CABRAL, Rodrigo Leite Ferreira. Manual do Acordo de Não Persecução Penal. Salvador: JusPodivm, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281