A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS DESAFIOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO

Jacqueline Pilé EFFGEN, Valci Ferreira Valci Ferreira VICTOR, Wilson Barbosa ALVES, Sara José SOARES, Deine Danielle Lelis GORI

Resumo


O presente artigo traz um panorama sobre a trajetória e os principais acontecimentos históricos e legais que perpassam pelo processo de construção e amadurecimento da identidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pela criação dos Institutos Federais, expansão da rede e a criação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e do Campus Palmas. Objetivou-se discutir os avanços, os desafios e as possibilidades da EPT, dando ênfase à dicotomia entre a função do ensino técnico integrado ao ensino médio, que, para uma concepção, trata-se apenas de formaçãotecnicista de mão de obra para o mercado de trabalho e, para outra, de uma formação integral, omnilateral e politécnica. Para este estudo realizou-se levantamento bibliográfico (Gramsci, Ramos, Frigotto, Ciavatta, Moura, dentre outros) e documental. A partir das reflexões realizadas sobre os documentos analisados, conclui-se que no IFTO, de forma geral, e no Campus Palmas, em específico, os documentos e práticas institucionais apontam a dicotomia entre educação básica e técnica. Os resultados desta pesquisa apresentam a necessidade do fomento de políticas institucionais e regulamentares, que incentivem e promovam a formação continuada dos servidores em prol das discussões e reflexões dos documentos institucionais e principalmente do papel da EPT na sociedade.

Palavras-chave: Dualidade de ensino. Formação integral. Institutos Federais de Educação. Politecnia. Rede EPT.


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