A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA: ANALISANDO CASOS MIDIÁTICOS RECENTES DE TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO

Joakyton da Silva NASCIMENTO, Kevin Sebastian Nunes LIRA, Severina Alves de Almeida, Marina de Alcântara ALENCAR

Resumo


O artigo apresenta um estudo sobre o trabalho análogo à escravidão, analisando recentes casos que apareceram na mídia de exploração da mão de obra com fortes características escravocratas. O objetivo geral é discorrer sobre as características desse tipo de exploração trabalhista, identificando casos mais recentes que demonstram a sujeição de trabalhadores a uma prática eminentemente escravocrata. Como objetivos específicos elencamos: apresentar os principais atributos acerca do trabalho análogo à escravidão; identificar como ocorre a fiscalização dessa prática laboral no Brasil; analisar casos de trabalho análogo à escravidão que estiveram em evidência recentemente. A justificativa para escolha do tema tem relação com a importância do direito ao trabalho, assim como a necessidade de se fiscalizar os empregadores para garantir que as pessoas tenham acesso aos seus direitos expressamente previstos e assegurados no artigo 7º da Constituição Federal do Brasil de 1988. No tocante à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como instrumentos para sua efetivação artigos científicos, notícias jornalísticas, reportagens, livros, monografias e legislações sobre o Direito do Trabalho e sobre o Trabalho análogo à escravidão. Os resultados apontam para uma realidade em que atualmente no Brasil os trabalhadores das vinícolas são tratados como escravos, uma vez que não têm os direitos trabalhistas e civis respeitados.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Aldo Antônio de. "Não somos escravos!": trabalhadores brasileiros contemporâneos em condições análogas às de escravo / Aldo Antônio de Azevedo, Sadi Dal Rosso, Zilda Vieira de Souza Pfeilsticker. –Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.

BRASIL. ADPF Nº 324/STF - Terceirização de atividade-fim e de atividade-meio. Constitucionalidade. Disponível:

https://www.trt6.jus.br/portal/jurisprudencia/temas-e-precedentes/20039#. Acesso em: 09-ag-2023.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Só nesse ano, 500 pessoas já foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão no Brasil, 2022. Disponível em: https://www.camara.leg.br. Acesso dia 03 de Abril de 2023.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL, Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 2015, disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/lei/l13105.htm, acesso dia 04 de Abril de 2023.

BRASIL, Ministério do Trabalho. Instrução Normativa nº 139 de 22 de Janeiro de 2018, disponível em: https://www.in.gov.br, acesso dia 05 de Abril de 2023.

BRASIL, Organização Internacional do Trabalho. Trabalho Escravo no Brasil no Século XXI, direção Laís W. Abramo, coordenação Roger Plant, primeira edição, 2006, disponível em: https://www.ilo.org. acesso dia 03 de Abril de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281