ESCOLA DO CAMPO, JUVENTUDE E EDUCAÇÃO POPULAR: O NÚCLEO TERRITORIAL DO DF SUL, IBIPORÃ, EM PERSPECTIVA

Soraya Vitor de ANDRADE

Resumo


A educação no Brasil, desde a década de 1990, se desenvolve num cenário que, em detrimento dos desafios emergentes, consolida-se dialeticamente diante de novos e velhos paradigmas. Gravitando em torno de tudo isso destacamos a Educação do Campo, vista como um processo em andamento. É, ademais, uma categoria educacional que se destaca por sua própria dinâmica de consolidação, promotora e proveniente do protagonismo e das lutas dos movimentos sociais. Nesse sentido, agregados ao termo "Educação do Campo", identificamos outras categorias, por exemplo, Escola do Campo, Juventude Campesina e Educação Popular, protagonistas de um paradigma educacional que se manifesta, dentre outros espaços acadêmicos, por exemplo, o Curso de Residência Agrária da UnB e o seu Núcleo Territorial do DF Sul com suas Matrizes Produtivas da Vida no Campo, objeto desse estudo. O intuito foi, mediante aspectos da pesquisa qualitativa, discorrer teórica e empiricamente acerca de Educação do Campo; Educação Popular; Juventude do Campo e a educação como processo emancipatório.

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ISSN 2526-4281