O PEQUENO MINERADOR INDIVIDUAL E AS EMPRESAS MINERADORAS DE PEQUENA ESCALA: A LUTA A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO NO SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ

Juliana Silvia Siqueira VIANA, Ysthefany Brito AGUIAR, Rogério Siqueira dos SANTOS, Ende Machado SILVA, Josele Cristina De Oliveira COSTA, Luciana Rodrigues Chaves da SILVA

Resumo


Durante o ano de 1500, período em que foram escritas as primeiras páginas da história do Brasil, o Estado onde hoje é conhecido como Bahia, foi local de postos das caravelas portuguesas. Nesse período iniciou-se um processo de extrema mudança do nosso País; os portugueses passaram não apenas a executar a extração do pau-brasil e exploração dos nativos da região, mas também a explorar os nossos recursos minerais. Entre 1700 a 1800, foram extraídos no solo brasileiro aproximadamente um milhão de quilogramas de ouro, estimativa derivada de registros fiscais, sendo possível um percentual apenas de contrabando, a quilograma deve ter atingido uma margem com mais de um milhão. Nos últimos anos, uma recente contagem mostrou que no Norte do Brasil é onde está concentrada a maior parte dos garimpos do País, há aproximadamente 900 mil garimpeiros em determinadas regiões. Amazonas, Roraima, Amapá e Pará têm relatado os maiores impactos de crescimento dessa atividade econômica de extração de minério. Um marco histórico do Brasil e do mundo, foi o garimpo de Serra Pelada, localizado no município de Curionópolis, sul do Estado do Pará; foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo! A polêmica da atividade do garimpo são seus impactos ambientais e impactos aos povos indígenas e comunidades tradicionais. Por outro lado, vemos sua importância para o desenvolvimento da sociedade como um todo, já que o Brasil se destaca como o maior exportador de minério do mundo. Todas as legislações vigentes em face da mineração visam traçar um bom desenvolvimento sustentável do planeta.


Texto completo:

PDF

Referências


AGENCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Arrecadação da CFEM. Disponível em: https://www.gov.br/anm/pt-br/centrais-de-conteudo/mineracao-emnumeros/copy_of_estatisticas/arrecadacao-cfem/arrecadacao-da-cfem-porgerencias-regionais-2022-até-janeiro-2022.pdf Acesso em: 08 mai. 2023.

AGENCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Permissões de Lavra Garimpeira Outorgadas. Disponível em: https://www.gov.br/anm/pt-br/centrais-deconteudo/mineracao-em- numeros/copy_of_estatisticas/permissoes-de-lavragarimpeira/permissoes-de-lavra- garimpeira-outorgas-2022-ate-janeiro.pdf Acesso em: 22 mai. 2023.

BEZERRA, Juliana. Serra Pelada. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em:https://www.todamateria.com.br/serra-pelada/. Acesso em: 7 jun. 2023.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, 2010.

CASTRO, SOUZA. O PAPEL DA MINERAÇÃO PARA ALCANCE DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. Coleção Mineração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Vol 1. Cescon Barrieu. .P 30. 2022.

MATHIS, A. Serra Pelada. Universidade Federal do Pará, 1995. Mathis. 1995

MICROSOFT START. Minas de Garimpo Ilegal Proliferam na Cidade Mais Rica do Brasil. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/videos-denoticias/minas-de-garimpo-ilegal-proliferam-na-cidade-mais-rica-do-brasil/viAA1aXPtf?ocid=msedgntp Acesso: 07 jun. 2023.

MINISTÉRIO PÚBLICO. 4ª câmara de coordenação e revisão, série manuais de atuação, 2020. Disponível em Manuais (mpf.mp.br). Acesso 14 dez. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281