MPE’S DE COLINAS DO TOCANTINS: PROCESSO DE CRIAÇÃOE DESENVOLVIMENTO DAAMBIÊNCIAINOVADORA

Jefferson Candido SAMPAIO

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido a partir da coleta de dados e acompanhamento da evolução de quatro empresas da cidade de Colinas do Tocantins em que os empreendedores tiverama oportunidade de, por um período de quatro meses, serem monitorados e orientados para aplicarem métodos de inovações em vários setores, como a gestão por indicadores, das operações, o marketing, as práticas sustentáveis e as de inovação, como também a sua transformação digital. A metodologia utilizada foi as das pesquisas qualitativa e a quantitativa simultaneamente, para se embasar e fortalecer o resultado do estudo de casodas empresas. Os resultados mostraram que é possível orientar e obter resultados positivosde empresas que se disponham a tentar o inédito e buscar soluções inovadoras para sua consolidação no mercado nos mais diversos aspectos comerciais.


Texto completo:

PDF

Referências


BACHMANN, D. L; DESTEFANI, J. H. Metodologia para Estimar o Grau de Inovação nas MPE - Cultura do Empreendedorismo e Inovação. Curitiba, 2008. Disponível em: . Acesso em 19 out 2021.

BAGNO, Raoni & CHENG, Lin & MELO, Júlio. (2018). Gestão da Inovação.

BISPO, L. M.; ESTIVAL, K.; TEIXEIRA, L. R. Inovação na Gestão Pública Municipal do Litoral Sul da Bahia: Análise do Programa de Extensão Agir. LS daUniversidade Estadual de Santa Cruz. Reserach, Socitety and Development. v. 09, p. 01-35, 2020.

BRASIL. Lei Federal nº 13.243. 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outrasprovidências.

CHANDLER, A. D. Strategy and Structure. In: FOSS, N. J. (Org.). Resources Firmsand Strategies - A Reader in the Resource-Based Perspective. Oxford: Oxford University Press, 1997. p. 40-51.

COZZI,A. et al. Empreendedorismo de base tecnológica.Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor - prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281