QUEIXA PRINCIPAL E AUTOESTIMA EM RELAÇÃO A APINHAMENTO DENTÁRIO: RELATO DE CASO

Welya Araujo BORBA, Jessica Guimarães DIAS

Resumo


Introdução: a grande prevalência de apinhamento e suas alterações estéticas, fazem parte do cotidiano da clínica ortodôntica. Nesses casos, o planejamento exige uma avaliação detalhada, tendo como relevância a análise de perfil facial, dentária e esquelética. Além disso, o apinhamento costuma ser a queixa principal da maioria dos pacientes que possuem má oclusão, mesmo tendo outros problemas associados. Objetivo: Relatar um caso clínico ortodôntico de uma paciente com Classe II de Angle associada a problemas transversais, no qual a queixa principal consistia apenas na resolução no apinhamento anterior, bem como discutir sobre tal percepção do paciente e possíveis causas para abandono do tratamento ortodôntico. Descrição do caso: Paciente do gênero Feminino, 19 anos de idade, saúde geral boas condições, que apresentava má oclusão de Classe II dentária divisão 2 e subdivisão esquerda. Um plano de tratamento ortodôntico conservador foi empregado baseado na queixa da paciente. Considerações finais: Apesar do desejo e busca dos ortodontistas em finalizar os tratamentos com pelo menos seis, das dez chaves de oclusão de Andrews, certos casos podem ser desafiadores pelo simples fato de que a vontade do paciente pode não corroborar com o que é considerado ideal no meio ortodôntico.

Palavras-Chave: Apinhamento de dente. Aparelhos ortodônticos fixos. Má oclusão. Assistência Centrada no Paciente.


Texto completo:

PDF

Referências


Cuoghi OA, Sella RC, Macedo FA, Mendonça MR de. Desgaste interproxi mal e suas implicações clínicas. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial [Internet]. 2007May;12(3):32–46.

Pinto MR, Mottin LP, Derech CD, Araújo MT de S. Extração de incisivo inferior: uma opção de tratamento. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial [Internet]. 2006Jan;11(1):114–21.

Capelozza FL, Braga SA, Cavassan A de O, Ozawa TO. Tratamento orto

dôntico em adultos: uma abordagem direcionada. Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial. 2001; 6( 5): 63-80.

Martins LP, Bittencourt JM, Bendo CB, Vale MP, Paiva SM. Má oclusão e

vulnerabilidade social: estudo representativo de adolescentes de Belo Horizonte, Brasil. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2019Feb;24(2):393–400.

Silva GP. Estudo sobre a baixa adesão dos pacientes ao tratamento odontológico. [Curso de especialização em atenção básica saúde da fam

ília]. São João da Ponte:Universidade Federal de Minas Gerais; 2015.

Cintra JL. Tratamento do apinhamento dentário durante a fase da den

tadura mista: possibilidades e limitações. 2022. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso [Internet]. 2022.Universidade de Brasília.

Cavalcanti MF, Silva MV. Classe I com apinhamentos: relato de caso clínico. Orthodontic Science and Practice. [Internet]. 2012; 5(18):214-220.

Neto JQ. A. Medição das forças originadas por molas de torque de war

ren em dentes anteriores. [Dissertação de Mestrado]. Gandra: CESPU Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281