CLUBE DE LEITURA E COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO VAMOS LER? NO COLÉGIO ESTADUAL ADOLFO BEZERRA DE MENEZES
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de desenvolvimento do Projeto 'Vamos Ler?', estruturado por meio de um Clube de Leitura implementado noColégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína-TO, com foco nos alunos CLUBE DE LEITURA E COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO VAMOS LER? NO COLÉGIO ESTADUAL ADOLFO BEZERRA DE MENEZES. A metodologia incluiu encontros regulares do clube, totalizando duas horas semanais, com objetivos específicos baseados em obras literárias selecionadas. O embasamento teórico foi construído a partir de estudos sobre letramento literário e clubes de leitura, referenciando autores como Cosson (2008), Colomer (2007) e Yunes (2009). Os resultados indicam que a prática de leitura literária, quando incentivada por meio de projetos como o 'Vamos Ler?', pode ser uma via eficaz para a formação de leitores críticos e comprometidos, evidenciando os clubes de leitura como uma estratégia valiosa para a qualificação do ensino de literatura na escola.
Palavras-chave: Leitura literária. Clubes de leitura. Formação de leitores.
Texto completo:
PDFReferências
BATISTA, João Carneiro de Araújo. Entrevista com responsável pelo projeto “vamos ler”: A formação de leitores na unidade escolar. Araguaína -TO. 2024.
BRASIL. Lei9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei deDiretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996. Atualizada até 2024. (Citação de LEI FEDERAL).
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1. ed. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
MARIA, Luzia de.O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2. ed.São Paulo: Global, 2016.
SCHWARTZ, Alvin. Histórias assustadoras para contar no escuro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. 1. ed. Curitiba: Aymará, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281