GÊNERO TEXTUAL: RESGATE DE LENDAS DO POVO KALUNGA DA VILA MORRO ENCANTADO E CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO AO FINAL DA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Valdete Pereira Ramos, Severina Alves de Almeida, Rosineida Magalhães de Sousa, Roberta Rocha Ribeiro, Juscelino Francisco do Nascimento

Resumo


Este estudo aborda sobre a temática gênero textual: resgate de lendas do povo Kalunga da Vila
Morro Encantado e contribuições da alfabetização ao final da 1ª fase do ensino fundamental.
Tal proposta é realizada por intermédio da aplicação da metodologia de pesquisa etnográfica de
cunho qualitativo, onde outros métodos são aplicados no intento de identificar e descrever as
lendas de forma a caracterizá-las como um gênero textual, que faz parte do contexto cultural
da comunidade quilombola Kalunga, residente no bairro Vila Morro Encantado, no município
de Cavalcante (GO). Para tanto, o trabalho é o resultado de um estudo com forte embasamento
teórico sobre o tema e de uma pesquisa realizada com professoras, alunos, pais e pessoas idosas
ligadas à Escola Municipal do referido lugar. A partir dos apontamentos obtidos por meio da
participação desses sujeitos, é possível reconhecer a carência que tal instituição de ensino tem
quando o assunto é a metodologia de trabalho com lendas, de forma que os dados ajudam a
perceber a urgência que há dentro das perspectivas da Educação do Campo de que esse gênero
textual, que melhor representam os saberes e a cultura quilombola possam ser alvos do processo
de alfabetização e de toda a 1ª fase do Ensino Fundamental. Uma vez que, esse pensar e prática
contribuem para a formação cidadã dos alunos, e para a mediação do processo de interação
entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos, o que valoriza e ajuda na
prevalência das memórias e histórias locais.
Palavras-Chave: Gênero Textual. Lendas. Ciclo de Alfabetização. Ensino Fundamental. Cultura.


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ISSN 2526-4281