PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HANSENIASE NO ESTADO DO TOCANTINS ENTRE OS ANOS DE 2020 A 2023
Resumo
A hanseníase consiste em uma doença infecciosa crônica cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, consiste em uma patologia que ainda é um problema de saúde pública em razão no número de pessoas acometidas e do seu elevado poder incapacitante. O presente estudo trata-se de uma pesquisa epidemiológica de caráter quantitativo, realizado por meio de dados secundários através de uma consulta ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponível no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) sobre as notificações acerca dos casos de hanseníase entre os anos de 2020 e 2023 no estado do Tocantins. Para a pesquisa, as variáveis analisadas foram: casos confirmados por município de notificação, sexo, faixa etária e raça. Os objetivos foram identificar o número de pacientes diagnosticados com hanseníase no estado do Tocantins entre os anos de 2020 a 2023 e apresentar um panorama epidemiológico dos casos de pacientes acometidos por hanseníase, levando em consideração os indicadores: município mais acometido, sexo, faixa etária e raça. Como resultado concluímos que persistem as notificações por municípios, ocupando o primeiro lugar a cidade de Palmas, sendo o sexo masculino com maior prevalência, liderando a faixa etária faixa entre 40 a 49 anos de idade e a etnia parda.
Palavras-chave: Mycobacterium leprae. Notificações. Problema de saúde pública.
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Marcelo Grossi. Hanseníase no brasil. Revista da sociedade brasileira de medicina tropical, v. 36, p. 373-382, 2003.
DE ALMEIDA, Felipe Alior Fernandes Louzada; MILAN, George. Diagnóstico de hanseníase em Porto Nacional/TO no período de 2013 a 2017. Scire Salutis, v. 10, n. 3, p. 104-112, 2020.
LEITE, Thiaskara Ramile Caldas et al. Ações de controle da hanseníase na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. VITTALLE-Revista De Ciências Da Saúde, v. 32, n. 3, p. 175-186, 2020.
SARAIVAE. R.; GadelhaD. dos S. G.; BritoS. M. S.; GomesA. A. G.; SoaresI. B. G.; da SilvaM. R.; de AndradeA. R. O.; do ValeV. de S.; GarcêsT. C. de C. S. Aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento da hanseníase: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 12, p. e4681, 31 dez. 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281