ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: A EXPERIÊNCIA DO CONSULTÓRIO NA RUA

Ana Laura Dias MARINHO, Eliana dos Santos ANDRADE

Resumo


Introdução: No Brasil, a população em situação de rua (PSR) enfrenta a falta de políticas públicas adequadas às suas necessidades de saúde, especialmente no campo da odontologia. O aumento da PSR e a precariedade dos serviços tornam urgente a criação de ações mais inclusivas e humanizadas. Estudar e propor melhorias no atendimento odontológico é crucial, como no programa Consultório na Rua (CnaR), que facilita o acesso ao SUS e integra essa população ao cuidado contínuo. Objetivos: Avaliar os aspectos do atendimento odontológico à PSR via CnaR, além de apresentar o contexto das políticas públicas do Sistema Nacional de Saúde. Material/Métodos: Foram realizadas buscas bibliográficas com o objetivo de explorar a relação entre a saúde bucal e a população em situação de rua. As pesquisas foram realizadas no SciELO Brasil, Google Acadêmico e posteriormente na plataforma do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Além disso, Documentos legais, como a Constituição Federal, foram consultados para embasamento normativo. Foram adotados parâmetros específicos para assegurar a pertinência e a atualização das informações, considerando artigos publicados no período de 2009 a 2025. Resultados: Estudos indicam que as políticas públicas para PSR têm sido ineficazes no acesso à saúde. Estratégias como o CnaR oferecem uma solução viável, proporcionando cuidados odontológicos acessíveis. A saúde bucal deve ser parte do cuidado integral, com foco na dignidade e nos direitos humanos. Conclusão: Conclui-se que estudos sobre o CnaR são fundamentais para promover conhecimento e ações focadas na PSR, com políticas públicas éticas e atenção à qualidade de vida dessa população.

Palavras-chave: Vulnerabilidade. Atenção básica. Saúde bucal. Consultório na rua. População em situação de rua.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2009 dez 24; Seção 1.

Costa APM. População em situação de rua: contextualização e caracterização. Textos Contextos (Porto Alegre). 2019;18(1):1-15.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União. 1988 out 5; Seção 1.

Cavalcante BR, Calixto P, Pinheiro MMK. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta da pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf Soc. 2017; 24:13-8.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. 2013 jun 13; Seção 1.

Robbins JL, Wenger L, Lorvick J, Shiboski C, Kral AH. Health and oral health care needs and health care-seeking behavior among homeless injection drug users in San Francisco. J Urban Health. 2010;87(6):920-30.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281