REFLEXÕES SOBRE A MULHER DA CASA ABANDONADA: O PODCAST COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Josiane Prescendo TONIN, Stephanie Sales Rodrigues NONATO

Resumo


O presente artigo se originou de um incômodo das pesquisadoras-professoras em relação às reverberações do podcast A mulher da casa abandonada de Chico Felitti na sociedade, sobretudo, no contexto da cibercultura. A reflexão aqui tecida caminha ao encontro das pedagogias e letramentos críticos que enfocam a aprendizagem de língua em um contexto social e por isso, atravessado por questões como raça, classe e gênero. Tal perspectiva de ensino de línguas está presente na Base Nacional Comum Curricular brasileira atrelando os conteúdos, habilidades e competências a vivências sociais orientadas em parâmetros éticos e da solidariedade humana. Entretanto, o que se nota na realidade é justamente o contrário. Consideramos ao final, que o podcast pode ser uma ferramenta pedagógica efetiva e que ligue a sala de aula com o mundo e a própria realidade.

Palavras-chave: Educação linguística. Podcast. Letramento. BNCC. Cibercultura.


Texto completo:

PDF

Referências


ADICHIE, C. N. The danger of a single story. Palestra proferida no TEDGlobal. Youtube, jul. 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br. Acesso em: 16 jul. 2023.

ADORNO, T.W. Educação após Auschwitz. In: Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis, Vozes, 1995.

ANDREOTTI, V. O.; PEREIRA, R. S.; EDMUNDO, E. S. G. M. O Imaginário Global Dominante e Algumas Reflexões Sobre Os Pré-Requisitos Para Uma Educação Pós- abissal. Revista Sinergias, n. 5, 2017, p. 41-54.

ANDREOTTI, Vanessa O. Renegotiating Epistemic Privilege and Enchantments with Modernity: The Gain in the Loss of the Entitlement to Control and Define Everything. In: BROOM, C.; WISEMAN, L. (Orgs.). Social Policy, Education and Curriculum Research Unit. North Dartmouth: Centre For Policy Analyses/UMassDartmouth, 2013. p.311-328.

BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281