DA MOEDA AO CLIQUE: EXPLORANDO O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS EM PAGAMENTOS DIGITAIS
Resumo
O aumento da utilização dos meios de pagamento digitais com a criação do Pix, permeiam lacunas referentes à compreensão de como os usuários se sentem em relação à segurança e praticidade desses meios de pagamentos. O objetivo é analisar a percepção e o comportamento dos usuários em relação aos meios de pagamentos digitais s. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio do Google Forms, com a participação de 165 usuários, mediante amostragem não probabilística. Os achados indicam que 86% acreditam que a evolução dos meios de pagamento digital promove inclusão financeira; 96% citam que a pandemia de COVID-19 acelerou a utilização desse meio; 74% citam que o avanço do pagamento digital reduz a necessidade de agências bancárias física; 27% citam que uso de pagamentos por aproximação é mais seguro que o uso de cartões tradicionais; 66% citam que o pagamento digital oferecem mais segurança do que os tradicionais; 85% citam que devem ter regulamentação mais rígida; 91% citam que o crescimento dos meios de pagamento digital tem promovido a inclusão financeira; 94% citam que o uso de biometria nos meios de pagamento digital aumenta a confiança dos usuários. E, por fim, nota-se que a evolução dos pagamentos digitais facilitou as transações tanto para empresas como para pessoas físicas, aumentando as transações e oferecendo as vantagens dos meios de pagamento digitais, como Pix, com agilidade e segurança.
Palavras-chave: Pix. Pagamentos digitais. Meios de pagamentos.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA VILHALBA DE, C.; BERNARDO, L. V. M.; FARINHA, M. J. U. S. Os consumidores dos serviços bancários frente as inovações: uma análise dos dados do Banco Central do Brasil. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, v. 16, 2024.
ALVES, M. V. I. Inclusão financeira e meios de pagamento: um estudo
exploratório sobre o uso de cartões de crédito e o índice de inadimplência. 2020. Tese de Doutorado.
ATOJI, R. L. Bluetooth e NFC: estudo de caso. Trabalho de Formatura
Supervisionado. São Paulo: USP/IME, 2010.
AZEVEDO, D. Revisão de literatura, referencial teórico, fundamentação teórica e framework conceitual em pesquisa–diferenças e propósitos. Working paper, 2016.
BARBA, Eline Dos Santos. A implementação do pix: uma breve análise das causas e consequências entre 2021 e 2022. Goiânia, 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281