GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: DIFICULDADES E DESAFIOS DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
De maneira geral, os cursos da área da saúde têm uma matriz curricular extensa, com carga horária elevada, o que exige do aluno foco e dedicação, podendo por vezes gerar alguns desafios durante a graduação. Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes de Odontologia de uma universidade pública e os fatores relacionados. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, transversal, de natureza quantitativa, no qual participaram 180 estudantes, matriculados do primeiro ao décimo semestre do curso, que responderam a um questionário no Formulário Google. Os dados foram expressos em frequências absolutas e relativas e analisados pelos testes Exato de Fisher ou Qui-quadrado de Pearson (p ≤0,05). Observa-se que as dificuldades acadêmicas foram mais prevalentes (89,4%), seguidas das emocionais (88,3%) e em outros contextos (50,5%). Verifica-se associações estatisticamente significativas entre apresentar dificuldades em outros contextos e as variáveis: ter mudado de cidade ou de estado para cursar a graduação (p= 0,010) e ter sofrido pelo menos uma reprovação (p= 0,001). Ademais, constata-se correlação entre o desejo de desistir do curso e a Odontologia como a primeira opção de curso (p= 0,003). Desse modo, conclui-se que as dificuldades vivenciadas pelos acadêmicos não estão atreladas apenas às atividades da graduação, mas também a outros fatores, como os emocionais, psicológicos, familiares, dentre outros. Estes resultados remetem à necessidade de se estabelecerem estratégias que visem fortalecer as habilidades socioemocionais dos estudantes, mediante o acompanhamento contínuo e adequado suporte da universidade.
Palavras-chave: Estudantes. Odontologia. Desempenho acadêmico. Estresse psicológico.
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