GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: DIFICULDADES E DESAFIOS DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Beatriz Ketley Nunes BARRETO, Vanara Florêncio PASSOS, Thyciana Rodrigues RIBEIRO, Regina Glaucia Lucena Aguiar FERREIRA

Resumo


De maneira geral, os cursos da área da saúde têm uma matriz curricular extensa, com carga horária elevada, o que exige do aluno foco e dedicação, podendo por vezes gerar alguns desafios durante a graduação. Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes de Odontologia de uma universidade pública e os fatores relacionados. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, transversal, de natureza quantitativa, no qual participaram 180 estudantes, matriculados do primeiro ao décimo semestre do curso, que responderam a um questionário no Formulário Google. Os dados foram expressos em frequências absolutas e relativas e analisados pelos testes Exato de Fisher ou Qui-quadrado de Pearson (p ≤0,05). Observa-se que as dificuldades acadêmicas foram mais prevalentes (89,4%), seguidas das emocionais (88,3%) e em outros contextos (50,5%). Verifica-se associações estatisticamente significativas entre apresentar dificuldades em outros contextos e as variáveis: ter mudado de cidade ou de estado para cursar a graduação (p= 0,010) e ter sofrido pelo menos uma reprovação (p= 0,001). Ademais, constata-se correlação entre o desejo de desistir do curso e a Odontologia como a primeira opção de curso (p= 0,003). Desse modo, conclui-se que as dificuldades vivenciadas pelos acadêmicos não estão atreladas apenas às atividades da graduação, mas também a outros fatores, como os emocionais, psicológicos, familiares, dentre outros. Estes resultados remetem à necessidade de se estabelecerem estratégias que visem fortalecer as habilidades socioemocionais dos estudantes, mediante o acompanhamento contínuo e adequado suporte da universidade.

Palavras-chave: Estudantes. Odontologia. Desempenho acadêmico. Estresse psicológico.


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