INFLUÊNCIA DO TEMPO DE DESCANSO E MANEJO PRÉ ABATE NO PH DA CARNE
Resumo
Cada vez mais, os consumidores de proteína animal têm se preocupado com a origem, sistema de criação e manejo aos quais os animais são submetidos. Eles são motivados pela conscientização de que os animais são seres sencientes, ou seja, eles possuem emoções semelhantes à dos humanos como, medo, angustia, dor, ansiedade e felicidade. Devido a isso, os mercados passaram a exigir práticas de manejo que priorizem o bem-estar animal, minimizando o estresse pré-abate e consequentemente resultando na qualidade do produto final. O objetivo do estudo é analisar e comprovar a influência que o tempo de descanso e um manejo pré-abate eficiente têm no pH final da carne bovina. Para a obtenção dos resultados foram analisados dois grupos de animais: aqueles abatidos com menos de 24 horas de descanso sob dieta hidríca e aqueles que permaneceram por mais de 24 horas no curral com alimentação moderada. A análise estatística utilizando o teste t de Student, indicou uma diferença significativa de 5%, sugerindo que o manejo pré-abate pode impactar a qualidade final da carne. Os resultados contribuem para a compreensão das melhores práticas de bem-estar animal e produção de carne de qualidade.
Palavras-chave: Manejo. Ph. Qualidade da carne. Bem-estar animal.
Texto completo:
PDFReferências
GIL, J. I.; DURÃO, J. C. Manual de inspeção sanitária de carnes. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 1985. 563 p.
LUDTKE, Charli Beatriz et al. Abate humanitário de bovinos. Rio de Janeiro: WSPA Brasil – Sociedade Mundial de Proteção Animal, 2012. 148 p. ISBN 978-85-63814-0102.
MENDONÇA, P. P.; OLIVEIRA, M. C. de. Influência do manejo pré-abate sobre a qualidade da carne bovina. PUBVET, v. 11, n. 12, p. 1083-1090, 2017.
LIMA, J. A. D. F.; LEITE, R. C. Bem-estar animal e qualidade da carne bovina: uma revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 12, n. 1, p. 1-15, 2018.
SILVA, J. A.; PATARATA, L. Efeito do manejo pré-abate no pH e na cor da carne bovina. Ciência Rural, v. 50, n. 5, e20190678, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281